construção

Construção: etapas importantes dentro de uma

Quando uma construção é inciada pouco entendemos de todo o processo que corre por trás daquele empreendimento.

Não ficamos sabendo da logística para a locação de equipamentos para construção como as escavadeiras e betoneiras, muito menos dos planejamentos feitos para que tudo estivesse no lugar certo, e claro, cuidando dos imprevistos que apareciam.

Esse artigo falará sobre alguns pontos que são essenciais para a execução de obra, como o planejamento dos arquitetos e engenheiros e da parte da obra em si.

Portanto, dividiremos nosso texto em etapas de planejamento e etapas de construção.

Lembramos aqui que a sequência demonstrada pode variar de uma obra para a outra, principalmente, quando a técnica construtiva é outra.

Então vamos agora entender um pouco mais sobre as etapas da construção.

Etapas de planejamento da construção

Uma obra para começar a ser executada precisa ser bem elaborada para que a construção consiga atender todas as demandas do cliente. Assim são feitos variados planejamentos que farão parte do chamado projeto de arquitetura.

Esses planejamentos incluem o projeto de aterramento residencial, que consiste na construção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas que protege a obra e a casa dos perigos de uma descarga elétrica não isolada.

Vamos entender melhor como funciona o projeto de arquitetura.

1. O Projeto de Arquitetura

É o projeto elaborado por um arquiteto de acordo com as necessidades e desejos do cliente.

É feito então uma lista e o arquiteto constrói um ante-projeto com o que pode ser feito, o que não pode ser realizado no terreno e como poderá ficar a obra.

O cliente solicita alterações e quando terminado o projeto é finalizado e encaminhado as autoridades municipais para que seja aprovado.

O ante-projeto de um escritório de arquitetura é composto por:

  • Planta baixa;
  • Planta humanizada;
  • Projeto 3D interno;
  • Projeto 3D externo.

Esse projeto é complementado com outros planejamentos como o projeto de aterramento elétrico, projeto elétrico residencial, projeto hidráulico e outros.

2. Elaboração do orçamento da construção

O projeto ajudará na definição de um orçamento para a obra. É onde se definirá os materiais que serão usados e aplicados bem como a mão de obra a ser contratada.

Para elaboração do orçamento é preciso o levantamento dos preços de diversos materiais de locais diferentes e uma estimativa de quanto tempo demorará a obra.

Feito isso é montado o cronograma da obra levando em consideração os possíveis imprevistos e a obra é iniciada.

Etapas de construção

Agora tendo em mãos os planejamentos e cronogramas é hora de por a obra em execução e um dos primeiros pontos são os chamados serviços preliminares.

1. Serviços preliminares

É o momento de preparação para a obra. Ocorre a limpeza do terreno e o fechamento do mesmo com tapumes, construção do canteiro e do barracão de obras e os serviços de terraplanagem no terreno.

É feito também a a montagem da guia de concreto padrão prefeitura preço e dos gabaritos e a definição no terreno dos eixos das fundações.

2. Infraestruturas

As fundações são as sustentações da edificação, seja ela qual for, casa, prédio, shopping entre outros.

Há muitos tipos de fundações, entretanto, a que se encaixará em seu projeto será definido pelo engenheiro ou pelo arquiteto na primeira etapa da obra que é o desenvolvimento do Projeto de Arquitetura.

Para a escolha da fundação é levado em consideração o tipo de solo e terreno onde a obra está.

3. Estruturas

É a sustentação da edificação, ou seja, a elevação dos pilares que permitirão a elevação das paredes.

Depois dessas três etapas as paredes são levantadas e a calçada no entorno da construção é feita e colocada a guia de concreto preço que é bastante resistente e duradoura.

Após o levantamento das paredes e execução da calçada as obras de serviços entram em ação como as tubulações hidrossanitárias e os serviços elétricos.

Aqui é feito toda a fiação nova e também a feita a montagem de painel de comando que traz mais segurança em toda a residência.

Essas etapas são etapas mais “brutas” e são executadas de forma relativamente rápida. Até chegar na fase dos acabamentos que é um pouco mais demorada, já que é feito todo o revestimento, pintura, colocação de armários e outros.

Por fim, um dos pontos finais da obra é a limpeza e entrega da residência.

Portanto, uma obra é feita de diversos detalhes e com muito planejamento, sendo assim, quando olharmos para uma obra devemos pensar que muitas mãos construíram aquele lugar juntos.