Estruturas para imóveis: a importância de um bom planejamento

Planejar a construção de imóveis não é tão simples quanto muitas pessoas podem achar. O planejamento é mais complexo.

É preciso ter atenção a uma série de detalhes, incluindo os tipos de materiais que devem ser usados no projeto, as principais estruturas para sustentar a construção, além de todos os elementos que compõem a obra, por exemplo, passagens, sustentação de pavimentos e outros acessórios.

Por esse motivo, é necessário encontrar uma boa loja de esquadrias de alumínio, pois esses são um dos principais materiais usados na construção.

As esquadrias de alumínio são extremamente resistentes, duráveis, com capacidade para suportar atritos, impactos, choques mecânicos, intempéries como chuva e raios solares, além de não sofrer com os processos de corrosão.

Sendo assim, elas são usadas em muitos projetos, incluindo acessórios de passagem e elementos de segurança.

Além das esquadrias de alumínio, outra empresa de importância para o ramo da construção civil é a serralheria em Campinas e outras regiões, visto que a madeira também é um material muito usado em elementos da obra.

Também com características de resistência e durabilidade, a madeira também se destaca pela facilidade na montagem de construções e por combinar com outros tipos de materiais, como o aço, alumínio e ferro.

Elementos de segurança importantes para o planejamento da construção

Em obras que lidam com altura, como edificações, sobrados e outros tipos de construções, é importante incorporar elementos de segurança ao projeto.

Dessa forma, é possível evitar acidentes envolvendo quedas, em especial, com idosos e crianças. Por isso, muitos planejamentos acrescentam o guarda corpo, que é uma estrutura metálica de meia-altura, com o objetivo de servir como equipamento de proteção.

Além dos guarda-corpos, muitos imóveis também devem se preocupar com a proteção da janela, já que esse acessório também pode causar acidentes.

Assim, pode-se optar, por exemplo, por envidraçar as janelas e a varanda como um todo, bem como outras medidas de proteção, incluindo:

  • O uso de redes e telas de proteção;
  • A aplicação de trancas nas janelas;
  • A instalação de vidros temperados;
  • A preferência por janelas venezianas.

Na questão do uso de trancas, o mesmo pode valer para as portas, principalmente, as que estão instaladas em locais próximos a grandes alturas, como varandas de apartamentos.

Aproveitando o espaço de um imóvel com os mezaninos

Mais do que os elementos de segurança, em um projeto de construção é importante se preocupar com a questão da organização do espaço, especialmente, quando o planejamento é para uma obra industrial, empresa ou comércio, que precisa aproveitar ao máximo da área.

Nesses casos, uma alternativa bastante vantajosa é a instalação do mezanino industrial metálico.

Os mezaninos são estruturas aplicadas internamente em uma edificação, criando uma espécie de pavimento intermediário encaixado entre dois andares.

Em geral, a estrutura ocupa uma área máxima entre 1/3 (um terço) e ½ (metade) do piso do imóvel; no entanto, existem regras específicas dentro da legislação de cada municípios sobre os mezaninos, sendo necessário checá-las antes de iniciar a construção.

Além de aproveitar e organizar o espaço, os mezaninos também são ideais para quem trabalha com estoque grande e variado de produtos, como lojas de shoppings e indústrias.

Dessa maneira, é possível estocar mercadorias no piso superior, com facilidade de acesso pelos mezaninos.