acabamento

Está na fase de acabamento da obra? Confira estas dicas

Para finalizar uma construção ou até no caso de uma reforma é importante estar atento a novos detalhes. Os processos de acabamento são os mais delicados, porque estão ligados diretamente ao conforto e decoração do lar.

O mercado dispõe de vários tipos de tinturas, pisos, divisórias, luminárias e acessórios que podem fazer toda a diferença na casa, agregando valor ao imóvel.

Por isso, esse artigo irá falar sobre alguns desses elementos decorativos e sua importância. Confira!

A escolha do piso e revestimento correto

Quando o assunto são pisos e revestimentos, existem várias opções disponíveis no mercado, que podem despertar a dúvida sobre qual escolher.

Esses elementos são importantes não somente pela estética da casa, mas também para melhorar o conforto e proteger melhor o chão e paredes.

É importante apostar em produtos que tenham resistência e durabilidade. Vale ressaltar também que os materiais se alteram e, por isso, é importante verificar o melhor piso ou revestimento para cada local.

Por exemplo, um modelo bastante comum é o piso de porcelanato, que é caracterizado por não absorver muita água e poder ser utilizado tanto na parte interna como externa da casa.

Esse tipo de piso possui uma camada que o deixa mais brilhoso, trazendo resistência a manchas, marcas e até riscos.

Nessa modalidade, existe o piso antiderrapante que é ideal se a casa tiver idosos, crianças e em áreas que existem a possibilidade de queda, como banheiro e garagem.

Além disso, é possível apostar em um piso laminado, que além de ser prático e resistente é também hipoalérgico, não acumulando poeira.

Além disso, esse piso pode garantir maior conforto térmico, sendo uma ótima opção. Para o revestimento, é possível apostar em azulejos resistentes, principalmente à umidade e gordura, podendo ser instalado na cozinha.

A vantagem é que eles são fáceis de limpar e agregam muita beleza ao ambiente. É possível buscar também outros produtos com estampas diferenciadas, como é o caso do papel de parede, que serve como um elemento decorativo.

No caso de piso ou revestimento é possível apostar também na cerâmica, que é fácil de limpar, durável, protege os ambientes e é bastante resistente. Sobre os revestimentos ainda, é possível investir em outros materiais como a própria pedra natural, um ladrilho ou rejunte, por exemplo.

Em alguns casos e locais mais específicos, outros pisos podem ajudar até a evitar acidentes. Um deles, é o piso de borracha liso em rolo, que é indicado para vários ambientes industriais e também em academias, por exemplo.

Eles possuem resistência ao impacto e ao desgaste intenso. Além disso, esse material está disponível em vários modelos, espessuras e com graus de resistência diferenciados.

As divisórias no acabamento

Os ambientes da casa estão cada vez menores e mais compactos. Por isso, é importante investir em divisórias para criar novos espaços para o morador, tudo isso na hora do acabamento.

É possível, utilizando a criatividade, montar um escritório, ter um espaço para varanda e dentre outras opções. Uma forma fácil e prática de realizar isso é por meio de divisoria de gesso.

Esse tipo de divisória apresenta uma montagem prática, além de vantagens como:

  • Ganha um novo espaço;
  • Proporciona isolamento tanto térmico como acústico;
  • É resistente à chama ou fogo;
  • É fácil de instalar e de associar à rede elétrica;
  • Permite utilizar vários acabamentos e pinturas diferentes;
  • É considerado um material leve;
  • Seca fácil;
  • Podem ser instaladas em locais úmidos.

Existem os tipos de divisória de gesso, por exemplo, o acartonado que pode estar no local de uma parede de alvenaria no momento do acabamento.

Mas, no caso da parede em drywall, que é uma modalidade de uma divisória de gesso é possível ter mais resistência, porque o material possui uma estrutura de metal.

Essa parede é formada por aço, basicamente, mas é considerado um material leve, com fácil instalação e manutenção.

Outros acessórios

Além desses materiais, outros podem ajudar a compor sua casa para trazer mais conforto e bem-estar. Um deles é a churrasqueira elétrica de mesa. Mesmo em locais onde não há piscina ou muito espaço, é possível reunir a família ou amigos e realizar um churrasco.

A churrasqueira elétrica proporciona um resultado muito semelhante ao normal, além de produzir bem menos fumaça e não necessitar de fogo para funcionar.

Outro material bastante importante no acabamento, que é utilizado para reduzir o barulho do local ou da rua são as esquadrias acústicas. Elas existem em vários modelos e apresentam bastante qualidade em sua utilização.