Entenda os benefícios do drywalll para divisórias

O gesso é um ótimo material para a instalação de forros e divisórias em casas, apartamentos, ambientes comerciais, empresariais e até industriais.

Disponível nas versões comum, acartonada e drywall, o material apresenta um ótimo custo-benefício.

As divisórias ou paredes internas podem ser retas ou curvas, e geralmente são instaladas nos cômodos para dar privacidade, criar isolamento térmico e acústico, proporcionando a separação de ambientes sem diminuir muito os espaços interiores.

Diferenças entre gesso comum, acartonado e drywall

A divisoria de gesso comum e acartonado levam o mesmo material em sua composição, mas são bastante diferentes uma da outra.

O gesso comum, tradicional, era utilizado na construção civil antes da invenção das outras soluções. Esse tipo de forro, apelidado de gesso em plaquinha, é fixado com arame e colado com massa de gesso. A massa também é usada no acabamento.

O gesso acartonado é semelhante, porém contém duas lâminas de papel cartão como revestimento, proporcionando mais resistência.

A vantagem é que o gesso acartonado sofre menos com o aparecimento de trincas e fissuras, além de gerar menos sujeira na obra, ter tempo de secagem mais rápido e permitir a instalação de iluminação especial.

Já a divisória de drywall está diretamente ligada a um sistema de construção a seco, que quase não utiliza água, devido ao fato de utilizar materiais prontos, com obras muito mais limpas, dispensando o uso de argamassa.

O sistema pode ser utilizado para a estruturação de paredes internas e forros. Funciona com a estruturação de perfis de aço galvanizado, que são utilizados para sustentar placas de gesso acartonado, fixados com parafusos. Massas e fitas ajudam a dar o acabamento final.

Vantagens do sistema drywall para a criação de divisórias

Atualmente o sistema drywall é o método mais moderno e vantajoso para a construção de divisórias de ambientes com boas propriedades e durabilidade.

Parede drywall preço geralmente é calculado com base na metragem da estrutura que será construída. Dentre as principais vantagens do investimento, é possível destacar:

  • Execução dos projetos de maneira rápida, limpa e sem desperdícios;
  • Ganho de área útil, com espessura fina das divisórias;
  • Conforto acústico que proporciona aos cômodos;
  • Layout flexível, em caso de modificações futuras;
  • A leveza dos materiais, que causam menos peso nas lajes;
  • Acabamento perfeito, com cantoneira para parede;
  • Possibilidade de tratamento especial para retardar a propagação de chamas;
  • Manutenção prática e troca fácil de placas que apresentarem problemas;
  • Entre diversos outros benefícios.

Portanto, vale a pena realizar o máximo de orçamentos possível, com o máximo de empresas possível – assim como em qualquer outro tipo de serviço -, em busca do melhor drywall preço m2 instalado.

Contudo, para aproveitar os benefícios das instalações, é essencial a contratação de uma empresa especializada de confiança.

Os profissionais qualificados devem ajudar o cliente durante o planejamento do projeto, além de garantir a execução adequada, de forma que contribua para a durabilidade e beleza dos espaços.

No momento de elaboração dos planos de execuções, é possível soltar a criatividade em busca de projetos diferenciados.

Criatividade em projetos com divisórias em drywall

O sistema drywall foi criado nos Estados Unidos em 1898 e revolucionou a construção civil daquele país. Deste então, o método vem evoluindo com os avanços da tecnologia, e se popularizou no mundo todo como uma solução prática para a arquitetura e construção.

No Brasil, o drywall começou a ser utilizado nos anos 1970, quando se apresentou como uma estratégia funcional para agilizar construções de pequeno, médio e grande porte.

No entanto, ele ainda hoje pode ser considerado um material subutilizado, em comparação com o potencial que oferece.

A possibilidade de projetos criativos evidencia isso, já que o sistema drywall não se limita apenas à construção de divisórias e forros. Ele permite soluções cada vez mais criativas e diversificadas para construções personalizadas.

As paredes podem ter diversas dimensões e formatos, com recortes para iluminação embutida.

O material também pode fazer a divisão de ambientes compondo itens de mobiliário, como estantes, prateleiras e nichos. Nesses casos, a alternativa pode ser mais acessível e prática que o uso de outros materiais, como o próprio gesso comum, concreto, madeira ou vidro.

Independentemente do tipo de material escolhido, a qualidade é um fator chave para que o resultado seja o esperado, ou melhor, surpreenda as expectativas.

Investindo em consultoria para um bom projeto, materiais de qualidade e mão de obra qualificada, é possível garantir uma obra eficiente e bem sucedida.