engenharia

Engenharia aposta no uso de estruturas metálicas

A construção civil é formada por diversos profissionais que utilizam a capacidade técnica da engenharia e arquitetura para projetos modernos e seguros. Os materiais também variam, seguindo as finalidades de cada imóvel, além da região em que se encontra e até mesmo da cultura local.

Os aspectos geográficos influenciam nas escolhas dos elementos que formarão o imóvel, desde a fundação até o acabamento final. Dessa forma, casas e apartamentos de centros urbanos podem ser completamente diferentes dos empreendimentos imobiliários em regiões litorâneas e serranas.

As construtoras e incorporadoras oferecem os mais diferentes projetos que atendem setores específicos, como áreas residenciais, comerciais, empresariais e industriais. A situação econômica e programas habitacionais ajudam a expandir esse mercado que atende toda a sociedade, de uma forma geral.

Projetos apostam na resistência metálica

A durabilidade de um imóvel está associada aos materiais que são utilizados durante a construção. As técnicas empregadas se aproveitam das possibilidades, atendendo as finalidades em que o imóvel será disponibilizado.

A criação de condomínios urbanos é um modelo de moradia que se encontra cada vez mais no mercado imobiliário. Com uma fundação sólida, a estrutura metálica para prédio é formada desde a sustentação, para garantir a segurança conforme os andares necessários.

Para atender a alta demanda proveniente da sociedade, esse tipo de material possui uma precisão ao longo da construção, além de promover agilidade e eficiência no canteiro de obras.

Além disso, há outros benefícios que podem ser destacados quanto ao uso do metal na construção civil, como:

  • Resistência estrutural;
  • Encaixes precisos;
  • Combinação com outros materiais;
  • Solidificação eficiente.

A união de concreto armado com as estruturas metalica formam desde o piso de estacionamento mais resistente até as lajes contrapostas que servem como cobertura e piso em prédios e edifícios.

Há outros momentos em que o metal faz parte de um imóvel, podendo ser encontrado em esquadrias como portas, janelas e portões, e até mesmo no acabamento.

Montagem proporciona espaço aéreo amplo

Quando um imóvel é destinado à área comercial ou industrial, a circulação de ar precisa ser eficiente e, em conjunto com as telhas transparentes, ajudar na iluminação natural ao longo do dia, ao menos.

Arenas esportivas e culturais também devem ser projetadas com esse pensamento, por reunir um número muito grande de pessoas . Os eventos podem reunir centenas, e até mesmo milhares de jovens e adultos em um mesmo espaço, e a amplitude superior é imprescindível para a circulação de ar e climatização do local.

Seja qual for a finalidade dessas estruturas imobiliárias de grande porte, o projeto de engenharia determina a aplicação de treliça metalica para sustentar e servir como base do telhado. Muito utilizado em construções pré-moldadas, esse modelo de acabamento é eficiente em relação à absorção de impacto e todo o peso das telhas.

O trabalho realizado no canteiro de obras é preciso, quando se trata de perfis metálicos formando a estrutura de um imóvel de grande porte. Eles são encontrados em formatos bi dimensionais, ou tridimensionais, conforme a técnica empregada para os ajustes de compressão e tração, além das características do local.

Caso seja uma região de muito vento, a aplicação de viga metalica serve como complementação de toda a estrutura imobiliária. Esse modelo de construção tem acabamento com técnicas de serralheria, aplicando soldas entre os pontos de ligação. Porcas e parafusos também fazem parte do fortalecimento da obra, garantindo a segurança e solidez por muito tempo.

Pontos de energia elétrica acessíveis e seguros

As estruturas vazadas proporcionadas pelas peças metálicas utilizadas na arquitetura moderna permitem que a instalação de circuitos elétricos seja facilitado, proporcionando mais segurança aos usuários.

No caso de ambientes comerciais e industriais, um ponto único de energia pode contar com uma régua com tomadas para rack, respeitando a carga de energia para evitar qualquer tipo de curto-circuito.

Essa solução também pode ser aplicada em um ambiente residencial, desde que não haja sobreposição de elementos de extensão sobre uma única tomada. Assim, televisores, computadores e outros equipamentos eletrônicos podem ocupar um mesmo espaço.

Imóveis passam por estudos prévios

Vale lembrar que, imóveis destinados a grande circulação de pessoas, como supermercados, shopping centers, ou mesmo galpões industriais, possuem telhas transparentes para o aproveitamento da luz natural.

Para que a iluminação seja apropriada para os espaços, o imóvel passa por estudos até chegar a projetos de luminotécnica que possam ser eficientes quanto a claridade dos ambientes ao longo de um dia de sol.

A variedade proporcionada pela engenharia e arquitetura no setor da construção civil atende os anseios e desejos da sociedade de forma ampla e irrestrita. Com o material certo e o projeto em mãos, é possível ter um imóvel confortável e seguro para todos.