construção

Elementos presentes na construção

As obras são um dos elementos mais importantes para construção das cidades, para os Estados e para os países e não é por menos.

Isto acontece, porque se contratam muitas pessoas e o comércio é altamente aquecido pelas altas compras de materiais, produtos e o consumo de serviços em uma obra.

De maneira geral, as construções civis são compostas por uma série de processos e etapas que se distinguem, umas correm para o lado do planejamento e a outra partem para o lado da operação, como a compra em loja de material de construção e a execução das fases que foram desenhadas e organizadas.

Assim, para cada tipo de obra há uma forma e um estilo de realizar, por conta disso, o presente artigo tem o objetivo de mostrar alguns elementos que podem ser encontrados em uma obra ou que podem estar dentro de um projeto arquitetônico bem elaborado.

Os projetos arquitetônicos de construção

Para que as obras sejam feitas de forma eficiente e objetiva e que as demandas sejam atendidas é necessário a elaboração de um projeto arquitetônico. Podemos entender o projeto como uma materialização de uma ideia que foi pensada pelo arquiteto e pelo cliente.

Esse projeto indica soluções que vão da instalação elétrica aparente até como a iluminação será feita. Assim, é importante para atender as necessidades dos clientes.

Feito o desenho da construção e definido certos aspectos é elaborado também variados projetos complementares como de:

  • Estrutura;
  • Fundações;
  • Instalações hidráulicas;
  • Instalações elétricas.

Esse projeto também organiza todas as etapas da construção como a preparação do terreno, instalação do canteiro de obras, execução de cortes, pilares e vigas, passando pelo levantamento dos pilares, além da execução da locação rolo compactador, entre muitos outros.

Uma boa construção deve ter um projeto arquitetônico, pois também garante que a edificação traga conforto ambiental, ergonomia, materiais e sistemas que são utilizados.

Abaixo falaremos sobre alguns sistemas que podem ser usados em sistemas de segurança contra incêndio, como os sprinklers, além dos projetos de gás residencial. Esses sistemas são altamente importantes.

Sistemas de sprinklers

Um dos sistemas que é possível instalar nas residências e em outras edificações e que ajudam na segurança contra incêndios é a instalação e construção do sistema de sprinklers. Os sprinklers são altamente importantes e eficientes, além de terem um baixo impacto visual.

Podem ser aplicados em residências, indústrias, shoppings, escritórios e escolas. Os sprinklers são conhecidos por serem pequenos “chuveirinhos” que ficam no teto dos ambientes e que seu acionamento é feito pela sensibilidade ao calor.

O seu acionamento é feito quando uma ampola de vidro termossensível que identifica que a temperatura aumenta, liberando a dispersão de água para conter as chamas.

Esse processo é, totalmente, automático sendo muito seguro. Quando acionado a água dispersada combate o fogo, impede que alastra e ainda mantém a área do teto resfriada impedindo danos a estrutura.

Esse sistema junto com sistema de hidrantes para combate a incendio garantem em caso de incêndio acidental permite que o espaço seja guardado e bem estruturado, evitando grandes problemas.

Abaixo falaremos sobre outro sistema que é instalado nas residências e que fazem parte dos projetos complementares do projeto arquitetônico, que é o sistema de gás.

O sistema de gás residencial

O gás é um importante elemento nas residências, principalmente, por atuar em muitas frentes, do uso da cozinha até o uso de gás para aquecimento de água.

Existem muitos tipos de sistema de encanamento de gás, tanto nas indústrias como nas residências, variando em dois tipos de gás, tanto o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural (GN).

O projeto de instalação de gas residencial que é encanado usa de forma mais principal o gás natural, por permitem uma distribuição mais eficiente e segura que o GLP, que é mais encontrado nos botijões tradicionais da cozinha.

Para que o sistema de gás residencial seja feito com qualidade e eficiência é importante que seja feita por uma equipe de qualidade e que trate diretamente com o arquiteto, para que o projeto arquitetônico se integre de forma total ao projeto arquitetônico, trazendo flexibilidade e agilidade.

Portanto, entendemos que uma construção passa por variadas etapas e que podem ser definidos sistemas que permitem que uma edificação seja mais segura e que o uso do espaço seja muito mais eficiente e adequada.