obra

Elementos importantes para uma boa obra

A obra é um importante setor para a economia de países e cidades, e não é por menos, por conta dela é que se contratam uma série de profissionais.

Assim como, se vende, produz uma quantidade infindável de materiais, que vão do simples tijolo de cerâmica até circuitos elétricos e lâmpadas.

Neste sentido, as construções civis são altamente procuradas e para que se tenha sucesso em todos os projetos que são idealizados, estudados, desenhados e matematizados, é necessário uma gestão de obra eficiente e que leva em consideração a necessidade de aluguel de container para o canteiro, ferramentas e os materiais adequados e seguros.

Além disso, também é preciso profissionais especializados em variados elementos como em sistemas elétricos, hidráulicos e que saibam de forma precisa tudo o que necessário para uma boa execução.

Neste breve artigo abordaremos alguns pontos que são importantes para uma obra e seu pleno desenvolvimento e execução, como a necessidade de elaboração de um projeto eletrico para as edificações e a necessidade de um documento de controle como o cronograma para obras.

Entendendo os projetos elétricos da obra

Um dos elementos fundamentais para qualquer obra são os sistemas elétricos e não é por menos, é ela que garantirá que tudo o que será usado na edificação funcione, sem que haja sobrecarga e mais, é neste projeto que são definidos as tomadas, os interruptores e quantos pontos de luz são necessários em cada cômodo.

Portanto, para que tudo seja feito de forma adequada é preciso a elaboração de um projeto elétrico, que contém as especificações e as plantas elétricas da edificação.

De maneira geral, podemos definir um projeto elétrico como toda a previsão e descrição de um sistema elétrico, levando em consideração:

  • Trajeto dos condutores;
  • Divisão de circuitos;
  • Dispositivos de manobra;
  • Indicação dos pontos de energia.

Assim, são quatro partes principais das plantas elétricas que são a memória, o conjunto de plantas, as especificações e a lista de materiais.

Isso garante que a edificação seja ela qual for tenha um sistema que supra todas as necessidades possíveis, assim como os cones de sinalização ajudam na definição de determinado perímetro.

Existem algumas vantagens para a elaboração de um projeto elétrico como a economia na aquisição de materiais, segurança das instalações, dimensionamento correto das necessidades, previsão de consumo da rede que será instalada gerando melhor rendimento, entre muitas outras vantagens.

Deste modo, o projeto elétrico é indispensável para edificações que prezam pela segurança e pelo bom desempenho.

O cronograma de obras e sua importância

Para que as obras funcionem da melhor maneira possível e que tudo seja fiscalizado para verificar a qualidade e a perícia que está sendo feita, bem como fazer com que os prazos estipulados sejam atendidos, é necessário o desenvolvimento do que chamamos de cronograma de obras.

Esse cronograma permite a organização da obra por meio de etapas sequenciadas e datadas, de modo que cada etapa tenha ações pré-definidas, como o aluguel de caçamba basculante à venda, dia de colocação de acabamentos, entre muitos outros aspectos.

No tópico abaixo falaremos sobre alguns pontos que podem ser levados em consideração para a elaboração de um cronograma de obras bem feito e que atende a todas as demandas necessárias.

1. Faça e enumeração das atividades

O primeiro passo para que o cronograma comece a ser elaborado é a necessidade de identificar todas as atividades que serão feitas para executar o projeto e garantir o processo da obra.

Ao identificar é necessário fazer uma lista com todas elas e elas incluem desde a montagem do canteiro de obras, demarcação com cone sinalização das entradas e saídas, bem como os processos de fundação e estrutura até o acabamento final.

Para cada obra há uma lista diferente, pois cada obra se difere entre si.

2. Definir os prazos para cada etapa da obra

Feito a listagem é necessário colocá-las em uma sequência que seja ao mesmo tempo cronológica e lógica quanto a execução de cada uma, e em seguida definir a duração de cada uma das etapas.

É preciso levar em consideração os possíveis imprevistos que podem aparecer. Esses imprevistos quando estimados podem ser mais fáceis de solucionar do que não contar com eles.

Portanto, uma obra tem muitos fatores para ter um bom desenvolvimento na sua execução como a elaboração de uma planta elétrica e de um cronograma detalhado.