Diferentes tipos de acessórios para vidro

Tal como a grande maioria de materiais, o vidro também faz parte da rotina de muitas residências. Ele pode ser utilizado, não apenas em utensílios, mas na decoração e organização de uma casa com facilidade.

Além da sua convencional aplicação em janelas, o vidro foi ganhando cada vez mais espaço na decoração, sendo utilizado como um item de requinte e beleza.

Sendo assim, é muito comum ver o seu uso em box para banheiro, por exemplo. Isso porque a sua estrutura transparente faz com que o cômodo, que normalmente possui menores dimensões, possa ter sua aparência otimizada com o uso do vidro, que cria uma sensação de amplitude no local.

Além disso, ele pode ser instalado com facilidade e possui limpeza simples, o que o torna ainda mais atrativo nesse caso.

Por se tratar de um cômodo que sofre variação de temperatura constante, devido ao uso do chuveiro, é muito comum que o vidro utilizado para compor a estrutura do box de um banheiro seja do tipo blindex.

Isso porque esse modelo possui maior resistência e, em caso de rompimento, não estilhaça, evitando acidentes.

Fora sua utilização em banheiros, também é comum ver estruturas de vidro em:

  • Tampo de mesa;
  • Guarda corpo para escada;
  • Fechamento de varanda;
  • Portas de armários.

A fixação das chapas de vidro deve ser feitas de maneira cuidadosa, evitando que ele se rompa ou trinque, causando a inutilização do item.

Também é preciso considerar que o vidro utilizado em armários precisa do auxílio de um puxador de porta.

Para isso, a chapa passa por um processo que realiza uma pequena cavidade na sua superfície, tornando possível a instalação desse acessório.

Tipos de acessórios e complementos para vidro

O vidro é um material versátil, ou seja, ele combina com qualquer tipo de decoração e torna o ambiente muito mais bonito e agradável.

No entanto, como todo tipo de material, ele demanda alguns cuidados e, além disso, pode contar com acessórios que facilitem o seu manuseio cotidiano.

Alguns deles podem ser:

  • Puxadores;
  • Protetores;
  • Fechaduras;
  • Elementos de fixação.

Como mencionado anteriormente, o vidro é amplamente utilizado em banheiros, isolando a área do chuveiro para que o cômodo não seja molhado por inteiro, contendo a água dentro do seu perímetro.

Assim, para complementar o acabamento desse item é posicionado um puxador para box de vidro, que auxilia na abertura e fechamento da porta.

Os protetores geralmente são fabricados em silicone, possuindo uma estrutura mais maleável. Normalmente são posicionados nas quinas das chapas de vidro, especialmente de mesas, de modo a aumentar a proteção da placa.

Além disso, em residências com crianças, esse pode ser um acessório fundamental, já que ele recobre essas extremidades que podem causar acidentes.

Quando há em um imóvel uma porta de vidro, ela não precisa ser utilizada apenas como uma esquadria decorativa, já que existem fechaduras específicas para elas, podendo desempenhar o mesmo papel das portas comuns.

Além desses acessórios, ainda existem os elementos de fixação para vidro, que servem para deixar uma chapa de vidro mais firme ao ser posicionada em um determinado local.

Eles podem ser parafusos de pressão ou suportes, que são desenvolvidos para aumentar a segurança sem precisar que o vidro seja perfurado para fixá-lo.

O desenvolvimento de acessórios para vidro tornou possível personalizar ainda mais a decoração de um espaço, contando com modelos específicos desses elementos, que podem ser feitos de inox, metal banhado e de outros materiais.

Além disso, os puxadores também podem ser personalizados, contando com formatos de esfera de vidro, botões de níquel, hastes de metal e outra série de formas que deixam o cômodo mais elegante.

Instalação de acessórios

Apesar dos vidros serem considerados um material frágil, sua estrutura pode ser bastante resistente e o uso dos elementos de fixação auxiliam a manter o produto preso de maneira mais segura.

Quando uma placa de vidro é posicionada na parede, é preciso que a base de suporte seja parafusada na superfície, fazendo com que ela tenha maior capacidade de fixação.

Depois, os elementos utilizados para prender o vidro geralmente são de pressão, o que garante que ele seja bem posicionado.

No caso do puxador para box de banheiro, sua instalação é bastante simples, já que a grande maioria é presa por meio do rosqueamento das duas extremidades.

Os protetores contam com a aplicação de uma fita dupla-face, que adere à superfície facilmente. Já as fechaduras devem ser posicionadas em um vão específico da chapa de vidro, sendo fixadas com o uso de ferramentas próprias para este fim.

Os acessórios utilizados para complementar as chapas de vidro podem ser encontrados em modelos diferenciados, que compõem a decoração do ambiente deixando o local com aspecto mais elegante.