construção

Detalhes de uma construção

Quando se realiza uma construção de uma casa, edifício ou empreendimento, é importante estar atento aos detalhes de finalização da obra. Isso envolve a aplicação de piso, tipo de pintura que será realizada no local, às texturas utilizadas para agregar beleza e bem-estar. Mas, existem outros elementos que são importantes para aumentar a durabilidade do imóvel e ainda agregar valor. Ficou curioso? Confira!

 

A importância de impermeabilizar os locais da sua casa

 

O impermeabilizante é um material que é aplicado quando a casa está pronta e contribui para evitar os seguintes elementos em sua casa:

 

  • Umidade;
  • Infiltração;
  • A chance de proliferação de fungos, bactérias;
  • Ajuda a evitar manchas na parede e mau-cheiro.

Esse procedimento consiste na aplicação de alguns materiais que ajudam na redução de custos com a construção civil e sua finalização. Esse é um investimento considerado baixo, frente aos diversos benefícios oferecidos.

 

Geralmente, o material utilizado quando a superfície é mais rígida e o local não está exposto a variações climáticas, é aplicado argamassa. Esse material é indicado principalmente para piscinas e subsolos. Mas também existe um material considerado flexível que consegue se alongar ou esticar, se for necessário. Esse tipo de impermeabilizante é indicado para pisos, jardins, varandas e locais que recebam variação climática e de temperatura.

 

Antes de iniciar um procedimento de impermeabilização é necessário conhecer bem o tipo de superfície em que o material será aplicado, pois para cada tipo de local existem técnicas e materiais diferentes.

Por isso, é interessante consultar uma empresa de impermeabilização de lajes em sp ou de outros locais. No caso da laje, é importante estar atento à quantidade de pessoas que circula de modo diário no local. Em locais que também recebem fatores externos como sol e chuva (um exemplo seria o telhado), é recomendado a aplicação de resina em acrílico. Ou seja, para cada local, um tipo de aplicação.

 

A utilização de um bloqueador de umidade

O bloqueador atua como um revestimento que também é considerado como impermeabilizante. Ele atua evitando a umidade que, consequentemente, gera bolhas e manchas no local.

 

Esse material então combate o mofo, deixando o local ainda mais protegido e as pessoas, com maior qualidade de vida, já que, um ambiente com mofo gera problemas respiratórios, principalmente, alergias. O uso desse material é indicado para:

 

  • Paredes;
  • Porões;
  • Muros;
  • Tanques;
  • Poços;
  • Garagens;
  • Dentre outros.

 

A aplicação de um bloqueador de umidade na construção ainda agrega valor ao imóvel e torna-o mais limpo e higienizado, sendo considerado um excelente investimento.

 

Qual tipo de cobertura escolher?

Além da importância de uma pintura específica, que previne o mofo e que atue na impermeabilização, é importante utilizar outros materiais que também atuam na proteção do local ou imóvel. Por isso, é importante escolher qual será o tipo de cobertura para o local na construção. Um elemento interessante é que esse serviço pode ser orientado por um engenheiro civil, desde o início do projeto.

 

Os tipos de cobertura podem ser planos, dependendo do tipo de projeto do arquiteto e engenheiro e até o tipo de telhado que será posto. Existem vários modelos de telhados que podem ser bastantes úteis, a depender do local da aplicação. Por exemplo:  telhado de vidro ou cerâmica, telha sanduiche, telha de metal, dentre outros. Além de proteger o imóvel, muitos desses materiais possuem também isolamento térmico e acústico.

 

É importante que o cliente busque por recomendações e siga as orientações dos profissionais desde o começo do projeto, para que a instalação seja feita de forma correta. Outro tipo de cobertura que podemos destacar é a utilização de toldos.

 

Os toldos são materiais que ajuda a proteger um local específico de fatores externos como sol e chuva. Atualmente, já existem vários modelos, bastante resistentes e com muita credibilidade. Por exemplo, um toldo pode ser instalado em uma garagem, varanda, trazendo proteção ao local.

 

Existem modelos de toldos fixos, que não são desmontáveis, mas também os toldos que podem ser transportados. Um exemplo seria o toldo de enrolar, que é portátil, versátil e pode ser instalado em vários locais, sendo até útil em viagens, por exemplo. Além desses exemplos existem outros como o toldo retrátil, sanfonado, embutido, inclinado, dentre outros. Outro profissional que pode ajudar sobre qual é o melhor tipo de toldo é um design de interiores.