Entenda como realizar o descarte correto de determinados itens

Utilizar, coletar e descartar qualquer item, seja ele um copo descartável, é de extrema importância. Você sabe o dano que um copo descartável pode causar na natureza e para você?

Ele leva, em média, de 250 a 400 anos para se decompor.

Se jogado em bueiros pode tapar a passagem da água gerando assim enchentes e, alguns, durante a sua produção, gastam mais água do que deveriam e muitos não são recicláveis.

Sim, um copo descartável pode gerar todos estes problemas, agora imagine toneladas de lixo sendo descartadas de forma incorreta?

Os problemas de cima se tornam gigantescos, porém este problema tem uma solução e ela começa através de pessoas como eu e você, que podemos descartar nossos produtos de forma correta.

Não só os copos descartáveis, mas tudo que provém do plástico leva muito tempo para se decompor.

Reeducar-nos, para sempre pensar no melhor para o meio ambiente, é muito importante.

O lixo é um problema mundial

Quando se trata de coletar e descartar, muitos países já desenvolveram alguns métodos, porém outros, como a Índia geram muitos resíduos e descartam de forma incorreta, tornando as ruas do país extremamente sujas.

O descarte correto dos objetos pode ser feito por você mesmo, em casa. Comece pelos sacos de lixo no atacado e separe o seu lixo em casa.

Pode comprar também as lixeiras de coleta seletiva, que auxiliam bastante na hora de jogar o lixo fora. Geralmente, são encontradas em indústrias, escolas, transportes públicos ou nas ruas da cidade.

Os responsáveis pela coleta do lixo são os lixeiros. Eles passam, em determinados dias da semana e horário pela rua, basta deixar o lixo na calçada ou nos cestos de lixo.

Uma coisa importante é nunca deixar lixos com cacos de vidro, que possam perfurar a mão de quem fará a coleta, prezar pelo bem-estar deles é nossa responsabilidade.

Descarte de materiais perigosos

Alguns objetos podem ser perigosos para o ambiente e para nós, como pilhas e baterias, pois em sua estrutura elas apresentam metais pesados que são prejudiciais, entre eles estão: o chumbo, o mercúrio e o cádmio.

Saber achar um bom coletor para pilhas e baterias é essencial, pois elas podem causar doenças como o câncer ou mutações genéticas, tudo isso pode acontecer caso ambas sejam danificadas por amassados ou vazamento do líquido tóxico contido em seu interior.

As pilhas e a bateria heliar não podem ser descartadas em lixos comuns, o dano que causam é tão sério que já existem leis que obrigam os fabricantes a pegarem de volta o produto, então, se você deseja descartar alguma, vá até ao fabricante e ele saberá como descartar o material de maneira adequada.

Além de pilhas e baterias, a construção civil também gera muitos entulhos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e aos seres vivos.

Como por exemplo, o concreto, que leva de 50 a 100 anos para se decompor e, se entrar em contato com a pele, pode causar doenças, então saber como descartar ele é essencial.

Você pode optar pelo disk caçamba, que é responsável pelo transporte dos resíduos que não terão mais utilidade na construção civil.

Depois de coletados, esses entulhos são levados para reciclagem ou para o aterro, também existem leis que obrigam as empresas a utilizarem os serviços para manter a cidade, a obra e o meio ambiente os mais limpos possíveis.

Lembre-se sempre de levar o lixo para a rua no dia em que os lixeiros vão passar, lixo acumulado gera larvas.

A reciclagem é uma ótima ideia, quando o assunto é coletar resíduos, graças a ela, podemos reutilizar objetos e o meio ambiente ficou, de certa forma, mais limpo.

Desastres ambientais são evitados e a vida do planeta também é estendida com a quantidade de pessoas aderindo a ela em suas vidas.

Ao descartar seu lixo fique sempre de olho se na sua composição há materiais que podem prejudicar ao ambiente de qualquer forma, mantenha a coleta de lixo da sua casa em dia, evite a acumulação de resíduos – isso pode gerar doenças, reutilize o máximo que puder do produto em questão e não se esqueça de proteger as mãos com luvas na hora de manusear qualquer resíduo.

É obrigação de toda a população saber descartar o que nós mesmos usamos.