Curiosidades sobre o piso laminado

Construir ou reformar uma casa ou qualquer tipo de estabelecimento pode ser algo muito estressante. Na verdade, tudo que envolve uma obra pode sofrer algum tipo de imprevisto, o que acaba atrasando ou aumentando o orçamento, por exemplo.

Determinadas coisas e erros só são percebidos praticamente no fim da obra, quando ela já está na fase de acabamento.

O último passo que envolve uma construção ou reforma é o serviço de acabamento, que pode alterar completamente o aspecto da reforma.

Essa etapa também é a que pode fazer com que o orçamento varie mais, pois existem itens fundamentais a serem colocados, como, por exemplo, pisos para quarto, mas esse tipo de piso pode variar em diversos modelos, o que influencia diretamente no preço.

Durante o acabamento, é feita a instalação de azulejos, laminados e pastilhas, que são itens muito delicados e que exigem muita atenção durante a sua colocação.

É muito importante planejar de forma bem exata os acabamentos, com todas as medidas corretas, pois, caso alguma peça quebre ou não se encaixe em algum tanto, a dor de cabeça para resolver isso não seja tão grande.

Ao comprar piso laminado, por exemplo, ou outro material de piso, é indicado adquirir um quarto a mais do total pedido como reserva.

Todas as peças devem possuir uma quantidade a mais, pois em caso de eventuais danos, não há aquela necessidade de se preocupar em conseguir comprar uma peça exatamente igual, e até mesmo correr o risco de não encontrá-la. Para isso, um planejamento e um bom profissional conduzindo a obra são fundamentais.

O rejunte é o acabamento dos pisos e paredes e, assim como todas as outras peças, ele deve ser comprado a mais e todas as orientações a respeito do seu tempo de secagem devem ser cumpridas para garantir a sua eficácia na obra.

Por fim, o processo de pintura inclui passar tinta em todas as paredes, janelas, portas e pisos que precisarem dela. Normalmente, essa etapa é a última de uma obra.

Tipos de pisos

É importante conhecer quais são as opções de pisos existentes no mercado para saber escolher qual é a mais indicada para as necessidades da sua obra ou reforma. Os mais comuns são:

  • Cerâmicas;
  • Porcelanatos;
  • Piso laminado valor;
  • Granito;
  • Mármore;
  • Silestone;
  • Piso vinílico;
  • Tábua corrida;
  • Tacão;
  • Cimento queimado.

A cerâmica é o tipo de piso mais utilizado no Brasil e pode ser encontrada em tamanhos, cores, texturas e qualidades de diversos preços.

Ela pode ser utilizada tanto para ambientes internos quanto para ambientes externos. Já o porcelanato é um tipo de piso mais nobre, e sua produção é feita em massa única já em uma determinada coloração.

O valor do piso laminado pode variar dependendo do lugar em que é adquirido. Eles são constituídos por lâminas de madeira não são colados no contrapiso, ou seja, são apenas encaixes e presos nos rodapés.

O granito é uma pedra muito bonita, resistente e durável, por isso é muito usada em pisos de residências e até de lugares que são frequentados por um número grande de pessoas. Já o mármore é indicado apenas para pisos de ambientes internos e é formado por uma rocha metamórfica.

O quartzo é o principal componente do silestone, que também é composto outros minerais em menor quantidade, resina de poliéster e pigmentos.

Esse tipo de piso possui um valor bem elevado, principalmente se comparado ao piso laminado colocado preço. Assim como o piso laminado, o piso vinílico também é instalado por meio do sistema click macho-fêmea sobre a manta e são indicados para locais em que há pouco fluxo de pessoas.

Ele é formado resina de PVC, com estampas que imitam madeiras. A tábua corrida é um piso extraído da madeira da Amazônia e, apesar de muito bonitos e duráveis, não são sustentáveis.

Assim como a tábua, corrida, o taco exige uma manutenção constante e, por isso, seu custo é mais elevado. O cimento queimado, quando bem feito, tem uma excelente opção de custo-benefício.

Piso Laminado

O piso laminado é uma ótima aquisição para quem procura versatilidade, durabilidade e bom custo-benefício. Ele imita a madeira de uma forma bem natural, dando o efeito desejado que o cliente espera.

É importante ver as opções de lugares onde comprar piso laminado, checando a procedência e qualidade do material vendido.