Cuidados para se ter com o piso de madeira

Os pisos de madeira nunca sairão de moda. Talvez você esteja acostumado com eles na casa dos seus avós, pois foi um tipo de revestimento muito popular nos anos entre 1960 e 1970.

Porém, ele não se limita às construções mais antigas pois cada vez mais ele adentra os projetos de arquitetura e design de interiores e se mostra um item extremamente contemporâneo.

Além de seus aspectos estéticos, nos quais ele apresenta grande eficácia trazendo a sensação de conforto e comodidade para a casa.

O piso de madeira também traz algumas outras vantagens envolvidas, como o seu bom desempenho acústico e térmico, além da facilidade no trato e na higienização diária com ele.

Bom, porém, com o passar dos anos o piso, assim como qualquer coisa, vai se desgastando e demonstrando aspectos de velho, perdendo o seu brilho e seu vigor.

Um piso numa situação como essa traz uma má percepção para o ambiente, de desleixo, perdendo a impressão inicial do piso, que era causar a sensação de conforto e bem-estar.

Para resolver este problema, se é utilizado do método de Raspagem de piso de madeira, um serviço muito eficiente e que promete trazer novamente o vigor e a vitalidade de seu piso, assim como quando ele estava novo.

Falaremos sobre a raspagem mais abaixo, e além disso abordaremos também alguns pontos importantes para se seguir, no âmbito de dos cuidados que os pisos laminados demandam.

Portanto, aconselho que você continue com a sua leitura e venha junto conosco entender melhor quais são os cuidados básicos que você deve ter com o seu piso de madeira.

Raspagem de assoalho

A Raspagem de assoalho é uma das primeiras etapas envolvidas no processo de recuperação e correção de imperfeições presentes nos pisos de madeira.

Basicamente, a raspagem tem como objetivo principal eliminar todos os riscos e desgastes que se apresentam no assoalho, estes que dão a aparência de má conservação no mesmo.

Ou seja, a aplicação de novas camadas de verniz, posteriormente a raspagem, renova totalmente o visual de seu piso.

Os revestimentos constituídos em madeira podem durar muito, cerca de dez anos em locais onde não há uma circulação demasiada de pessoas. E posterior a realização da raspagem, esse tempo é devidamente conservado.

Um outro aspecto importante para se mencionar é que a realização desse processo de conservação, preserva a história do ambiente ressaltando que as madeiras de boa qualidade ganham, com o tempo, o status de raras, valorizando de forma expressiva o imóvel.

Piso laminado e seus cuidados

Sobre as vantagens que o piso laminado tem, muitas já conhecem, porém vale a pena ressaltá-las aqui. Vamos lá, são elas:

  • Resistência;

  • Beleza primorosa;

  • Praticidade;

  • Versatilidade;

  • E um ótimo custo-benefício.

O piso laminado pode até mesmo ser instalado por cima de um piso já existente, por isso é tão versátil.

Podendo ser instalado em ambientes internos e externos, o laminado de madeira pode ser devidamente aplicado em locais comerciais ou residenciais, sendo um produto com um alto charme e com um conforto térmico alto.

Além disso o piso também é muito resistente a riscos e também a à abrasão.

A peça, que é constituída por lâminas (por isso o seu nome), pode adequadamente ser encontrada com ou sem texturas e opções com e sem vinco.

Agora que você sabe bem as especificações e vantagens talvez esteja pensando em buscar o Piso laminado com instalação.

Porém, antes disto, é fundamental que você possa estar conhecendo melhor um pouco mais sobre os cuidados que são recomendados para esse tipo de piso.

Seguindo eles, você poderá conservar seu piso por mais tempo e de uma forma mais bonita.

Uma das dicas para que se evite que o piso se arranhe ou empene de alguma maneira, é realizar uma limpeza de maneira regular, o que pode ser feita com uma vassoura de pelo macio, ou até mesmo um pano seco, para que se remova a poeira do dia-a-dia.

Sendo assim, você evita a utilização de produtos químicos na hora da higienização, mesmo na hora de uma limpeza mais pesada

Para evitar manchas, você também não pode demorar para limpar líquidos que acidentalmente foram derramados no local.

 E nos casos de uma limpeza mais profunda e séria, que não pode ser feita apenas à seco, utilize-se pequenas quantidades de água morna, sempre lembrando da dica anterior: seque rápido!

Enfim, sendo o seu piso do modelo laminado ou mesmo um vinilico, é de suma importância que você possa o manter devidamente bem cuidado, realizando uma limpeza detalhada e sempre periódica, para que o mesmo possa vir a ter uma maior durabilidade e beleza.