construção

Construção: início, equipamentos e desdobramentos

No processo de construção de uma casa ou prédio, ou até mesmo outras obras comerciais, torna-se necessário desenvolver algumas estratégias e procedimentos importantes nessa fase.

Primeiro, inicia-se um processo de elaboração do desenho do imóvel, assim como seu projeto, ambas responsabilidades do trabalho em conjunto do engenheiro civil e arquiteto.

A partir de um projeto bem elaborado, que leva em conta o tipo de terreno, a estrutura, orçamento disponível e o tipo de imóvel, a construção de fato se inicia.

Diante da importância e desdobramentos que essa fase inicial pode ter, traremos algumas dicas de construção nesse artigo.

O início e desdobramento na construção

Para o início da obra, seguindo um projeto bem estruturado, podemos ressaltar a etapa de fundação do imóvel.

Essa etapa é uma das mais técnicas e delicadas do projeto, porque envolve um estudo detalhado para analisar qual é o melhor suporte para o imóvel a depender do tipo de terreno.

O uso de metais é muito comum nessa etapa da construção, com o uso de viga metalica, colunas de ferro, estacas, concreto em diversos pontos para preenchimento, dentre outros.

Dentre os metais mais utilizados, podemos destacar, sobretudo, a presença do ferro e do aço na construção civil. Esses elementos são utilizados porque tornam todo o suporte da fundação muito forte, devido sua resistência, assim como sua durabilidade.

Para realizar sua obra do início ao fim, tendo o máximo de qualidade, é importante optar pela contratação de construtora de obras comerciais.

Essas construtoras já contam com a experiência de mercado, assim como com uma equipe técnica para a realização das atividades vinculadas à construção.

Além disso, uma construtora pode realizar diversos orçamentos e pacotes promocionais para assegurar que sua empresa ou que o proprietário consiga pagar.

E quais são os benefícios de contar com uma construtora? Contando com esse serviço, a empresa não terá dores de cabeça, já que a construtora será a responsável pela entrega do imóvel, já tendo todos os contatos necessários.

Os equipamentos para construir

Para facilitar o trabalho realizado pela construtora, existem alguns instrumentos e equipamentos que são utilizados nesse processo. Muitos desses equipamentos podem ser alugados em empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Agora, quais são os materiais que podem ser alugados? Diversos produtos podem ser alugados para compor sua obra.

Isso varia desde equipamentos menores como é o caso de uma lixadeira até mesmo uma betoneira e elementos maiores, como é o caso de um caminhão com caçamba basculante.

O tipo de material a ser alugado vai depender do orçamento disponível, duração da locação, tipo de terreno e tarefa a ser realizada.

Outro equipamento que merece destaque é a motosserra a gasolina, que facilita nas ações de corte, que são necessárias em uma construção.

Diante disso, vale a pena realizar um levantamento dos materiais necessários à obra e qual é o orçamento disponível para isso.

Além da motosserra gasolina, não podem faltar os equipamentos locados para otimizar o tempo da construtora, agregar qualidade ao processo e reduzir as chances de acidentes no canteiro de obras.

Outros elementos adicionais

Além dos elementos que já citamos nesse artigo e que são importantes nesse processo de composição de um imóvel, existem outros detalhes que precisam ser vistos como um toque final da construção.

Como exemplo, podemos destacar:

  • A pintura do imóvel;
  • A escolha e aplicação de pisos;
  • Instalações de rodapés e portas;
  • Escolha dos revestimentos e telhado;
  • Escolha dos equipamentos acessórios, como lâmpadas.

Além disso, a escolha dos móveis também é importante nesse projeto. Algumas pessoas optam por contar com móveis planejados ou sob medida e até mesmo, outros elementos adicionais para facilitar as atividades realizadas no local.

Um dos locais que pode ser equipado em um imóvel é a cozinha, exatamente porque é um lugar importante para o preparo de alimentos.

Uma das peças que podem ser instaladas na cozinha é a coifa para fábrica. A coifa de cozinha tem uma função bastante interessante que é a de remover o ar dentro da cozinha (que geralmente é um ar quente) e realizar a substituição pelo ar frio, que vem da casa.

Portanto, com isso, seu imóvel fica com uma temperatura mais agradável, assim como evita o calor intenso dentro do imóvel. São esses equipamentos que conseguem agregar uma melhoria ao local e por isso, podem ser considerados como indispensáveis.