Construção e manutenção de prédios

O trabalho com pintura é uma exigência para praticamente qualquer tipo de construção da atualidade, principalmente a construção de prédios.

Sejam prédios comerciais, residenciais, empresariais ou industriais; as paredes precisam ser pintadas não só para garantir uma aparência estética agradável ao imóvel, mas também para oferecer uma maior resistência, proteção e durabilidade para as superfícies.

Portanto, a pintura é necessária para se obter um acabamento de qualidade.

Pensando nessa questão, o texto a seguir falará um pouco a respeito do trabalho de pintura realizado tanto por empresas especializadas quanto por profissionais autônomo no ramo.

O que é uma empresa de pintura?

Uma empresa de pintura residencial ou empresarial é uma firma construída com o intuito de trabalhar com serviços de pintura envolvendo uma série de construções, tais como:

  • Casas;
  • Edifícios;
  • Fachadas;
  • Indústrias.

O propósito principal desse tipo de estabelecimento é oferecer um serviço de qualidade, sempre contando com os melhores materiais, equipamentos e uma mão de obra bastante qualificada.

Com isso, o trabalho desempenhado por empresas de pintura, independentemente de onde seja, tem o intuito de fazer um acabamento criativo, inovador, diferenciando aquele imóvel dos outros e chamando a atenção das pessoas por meio da beleza ou de algum outro fator.

Contudo, as empresas de pintura conseguem fazer o seu serviço de forma bastante focada, sem desenvolver um ambiente chamativo demais.

Para isso, é necessário levar em mente algumas questões, tais como: qual é o objetivo da pintura? Qual é o gosto do cliente? O que ele espera? Quais combinações de cores devo propor? O local será usado somente como residência ou terá outros propósitos?

Tudo isso serve para que o profissional responsável identifique exatamente o que o cliente deseja.

Como é a precificação dos serviços de uma empresa de pintura?

O trabalho de pintura externa de casas requer que o valor do seu serviço seja composto por uma série de variáveis. Estas, por sua vez, precisam ser calculadas logo na etapa de planejamento do trabalho de pintura, em que se decide qual será o tipo de pintura a ser utilizada, bem como a quantidade requisitada para o serviço.

Assim, para garantir que a escolha do tipo de tinta e da cor seja feita adequadamente pelo cliente, é possível utilizar softwares específicos capazes de fazer a simulação de cores em uma superfície.

Dessa maneira, também pode-se ter uma noção de como deverá ser o resultado final, algo que influencia no preço.

Outros detalhes que também influenciam no valor da pintura é o método de aplicação da tinta, o tipo de cobertura, a quantidade de demãos e os equipamentos que serão necessários.

Em certos casos, como quando uma construtora contrata uma empresa de pintura para fazer o acabamento de um prédio que está sendo construído, o próprio contratante fica encarregado de fornecer os equipamentos e os produtos que são precisos para o serviço, tais como os baldes de tinta, os pincéis e os rolos.

Contudo, todos estes itens também podem ser comprados pela própria empresa de pintura, o que acarreta em um valor de orçamento mais elevado.

Além disso, quando se trata de contratar empresas para a realização de pinturas em prédios, torna-se necessário fazer o aluguel de andaimes.

O andaime é uma estrutura metálica que é montada ao redor de uma construção. Ele permite que trabalhadores consigam se situar a grandes e elevadas alturas.

Assim, as empresas são capazes de pintar um prédio inteiro, desde o térreo até o último andar.

As estruturas dos andaimes podem ser diferentes, as quais variam apenas de acordo com as necessidades.

Portanto, existem alguns tipos de andaimes principais, os quais podem ser:

  • Industriais;
  • Fachadeiros;
  • Multidirecionais;
  • Suspensos.

É importante frisar, também, que, neste caso, a pintura exige dos profissionais a utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para garantir a proteção dos trabalhadores contra raios solares e, principalmente, quedas.

Por essa razão, utilizam-se óculos, sapatos, capacetes, entre outros itens. Tudo isso pode estar ou não incluído no valor do serviço.

O que se faz no trabalho de pintura?

Quando uma empresa de pintura é contratada, ela não só faz o trabalho de pintar, mas também verifica a existência de pregos expostos, rachaduras, manchas, mofos e outras imperfeições da superfície.

Além disso, os profissionais tratam dessas imperfeições para que a pintura seja feita com qualidade.

Assim, são utilizadas lixadeiras elétricas, remoção de batentes de portas e janelas, entre outras ações para garantir a estrutura adequada dos prédios.