Conheça os tipos de telhas que podem ser utilizadas na sua casa

Quando pensamos em construir alguma edificação, principalmente a nossa casa, pensamos sempre nas melhores opções de materiais existentes no mercado. Queremos que o local seja perfeito, como sempre imaginamos.

Isso porque, quando conquistamos esses momentos, de ter nosso próprio lar, pensamos em todas as melhores formas de fazê-lo dentro de nossas condições. Para que seja possível que tudo dê certo, é importante muito planejamento.

Um dos maiores produtos que devem ser detalhadamente procurados e planejados são as telhas. Ou seja, a cobertura que a sua casa terá. É ela quem irá fazer maior proteção da edificação, bloqueando diversas adversidades.

Para que você saiba mais sobre os tipos de telhas mais procurados e conhecidos do mercado, qual a melhor opção para seu planejamento, acompanhe esse artigo e saiba qual será a escolha certa para seu lar.

Isopor

Um dos tipos mais modernos é o telhado de isopor, que é produzido com poliestireno expandido e está sendo aplicado cada vez mais em ambientes de construção civil por seus benefícios.

O material base desse produto possui recursos sustentáveis e são profundamente pensados quando são criados, para que o meio ambiente não seja agredido. Ou seja, podem ser reutilizados sempre que possível.

Além disso, essas placas possuem um valor baixo e agregam em telhados e coberturas, fazendo com que esses elementos se tornem um dos melhores nas condições de isolamento, tanto térmico quanto acústico.

Elas também andam lado a lado com a impermeabilização de telhados e ajudam a manter boas condições a todos os ambientes em que são aplicadas impedindo, por exemplo, vazamentos de águas pluviais.

Sanduíche

A telha sanduiche é um modelo termoacústico moderno, que é uma ótima opção para muitos projetos.

Ela reúne diversas propriedades em seu corpo para que tanto o som quanto a temperatura possam ser isolados com sucesso.

Alguns de seus benefícios são:

  • Fácil instalação;
  • Muito resistente;
  • Antitérmica;
  • Antirruído;
  • Prática.

Elas são grossas e são compostas por duas chapas metálicas de aço galvanizado ou de galvalume e possuem um isolante em seu interior. O esquema funciona com uma camada de telha, outra do isolante e outra de telha e por isso esse nome específico.

Sua espessura é bem maior que a de outras e ela possui uma alta qualidade, fazendo com que a procura de seus serviços seja cada vez maior.

PVC

Uma das principais e mais utilizadas é a telha de PVC, que possui tantos pontos positivos técnicos quanto de resistência, pois é muito versátil e também tem uma instalação fácil.

Sua vida útil é longa, assim como a do plástico e é um material que pode ser reciclado totalmente quando a telha for inutilizada.

Além disso, ela é resistente, leve e seu custo-benefício é um ótimo argumento para que ela seja implementada em diversos projetos.

Transparência

Outra opção é a telha transparente, que faz com que o local se torne muito mais iluminado e receba luz natural até que anoiteça. Ou seja, como podemos imaginar, a economia de energia é um dos maiores pontos deste produto.

Elas costumam ser uma tendência no universo de telhados, mas costumam acompanhar outro modelo, pois são colocadas em locais estratégicos nas coberturas quando escolhidas, fazendo assim a luz natural ser a principal do projeto e contribuindo para um design diferenciado.

Além disso, sua combinação pode ser muito bem vista com o toldo transparente, que é um componente que possibilita uma proteção de locais mais abertos e ao mesmo tempo não tapa a visão das pessoas.

Ele é muito aplicado em áreas externas como varandas, salões de festas abertos, churrasqueiras e afins, para que o local possa ter a opção de ficar aberto no verão e fechado no inverno, dependendo da temperatura.

Romana

Por último, uma das mais “queridinha” no mercado é a telha romana, muito procurada para projetos arquitetônicos.

Esse modelo é feito com barro seco, cerâmica, vidro, policarbonato e pet, que é até uma opção mais sustentável.

Seu encaixe é perfeito, fazendo com que todas fiquem em um formato igual ao outro mais corretamente. Ou seja, sua estruturação é muito mais precisa do que as outras opções. A telha romana costuma ser utilizada em muitos países da Europa por todas essas vantagens.

Apesar de existir uma enorme variedade de telhas, é primordial alinhar a tendência com a estética e a necessidade de seu projeto. Por este motivo, com todas as nossas dicas esperamos que você escolha a melhor e mais interessante para o seu imóvel. Para isso não deixe de consultar o profissional responsável pela reforma ou obra, além de lojas especializadas no segmento.