Condomínios

Condomínios: importância de uma boa gestão

A aglomeração de moradores em pontos estratégicos e valorizados de uma cidade criou núcleos habitacionais, conhecidos como condomínios residenciais.

Nestes locais formaram-se diferentes profissionais, que precisaram se reinventar, para atender a uma parcela da população que buscou conforto, segurança e praticidade dentro de um espaço reservado e próprio para os mais variados serviços.

O gerenciamento de condomínios também precisou ser profissionalizado, pois a aplicação de técnicas de administração e zeladoria precisaram ser adaptados à uma nova realidade de moradia.

Equipes de trabalhos terceirizado precisaram ser contratados, para cuidar da limpeza e da segurança de todo o perímetro ocupado por torres de apartamentos, ou casas em bairros projetados e protegidos por muros e equipamentos de vigilância.

Administração é a palavra-chave para Condomínios

Morar em espaços dedicados à moradia de muitas pessoas pode levantar uma série de questões, a partir do princípio de que o respeito deve ser mútuo e compartilhado entre todos.

Os cuidados com as áreas comuns, a contratação de funcionários e a manutenção do bem-estar entre os moradores devem ser administrados de maneira prática, que acaba ficando sob a responsabilidade do síndico profissional SP.

Este funcionário está à serviço dos moradores, e precisa representar, de maneira passiva e ativa, todas as decisões tomadas para a boa vivência dentro de um condomínio.

De acordo com o Código Civil Brasileiro, sob o artigo 1.348 da Lei 10406/02, o síndico responde, entre outras coisas:

  • Convocar reuniões condominiais entre os moradores;
  • Representar e defender os interesses comuns do condomínio;
  • Cumprir o estatuto ou regimento interno;
  • Elaborar previsão orçamentária e prestar contas aos moradores.

A privacidade dos moradores também deve ser respeitada, assim como cuidar das equipes de segurança patrimonial e limpeza das áreas comuns do condomínio.

Todos os sindicos profissionais em SP devem contar com uma equipe alinhada, em concordância com os moradores, com as tomadas de decisões provenientes das reuniões estabelecidas pelas normas e regras aplicadas dentro de um condomínio.

Estes profissionais devem responder de forma civil e criminal, perante as cortes da justiça, em caso de abertura de processos jurídicos.

Profissionais formando uma equipe especializada

Uma das vantagens em morar dentro de um condomínio está relacionada à segurança, proporcionada pela presença de equipes de segurança e equipamentos de tecnologia voltados ao setor de vigilância.

Para evitar a invasão dentro dos condomínios, é preciso instalar cercas elétricas sobre os muros, afastando qualquer tentativa de pessoas mal-intencionadas.

A fabrica de concertinas pode oferecer descontos especiais para os condomínios, pois a quantidade de produto pode ser grande, e o mercado sempre projeta um orçamento inflacionado, quando não vale a pena oferecer o material ou serviço de segurança.

Estabelecer um contrato com empresas especializadas em segurança também pode incluir o custo de instalação de câmeras eletrônicas, cercas elétricas e centrais de monitoramento dentro de todo o condomínio, com vigilância motorizada em espaços de grande dimensão.

O síndico pode entrar em contato com uma empresa de concertina e solicitar um orçamento, ao mesmo tempo que solicita a empresas especializadas orçamentos que estejam de acordo com um projeto de segurança unificado, com mão de obra especializada para a instalação de cercas e alarmes, em todo o perímetro do condomínio.

Segurança patrimonial interna e dos moradores

A presença de áreas comuns, como salões de festa, churrasqueiras e piscinas deve ficar sob a responsabilidade do síndico e dos moradores, quanto ao zelo e cuidado durante o período de utilização.

Os alambrados para quadras esportivas devem estar instaladas desde o princípio, para evitar que os esportes praticados dentro do ambiente causem qualquer tipo de acidente, como bolas atingindo vidraças, ou até mesmo o pior, acertando moradores, principalmente, idosos e crianças.

O modelo adotado deve atender às normas de segurança, com telas apropriadas para suportar impactos de bolas, evitando qualquer tipo de acesso à área externa da quadra.

Caso seja verificado a necessidade de substituição do alambrado de quadra por algum morador, ou mesmo pela zeladoria, o síndico deverá apresentar no mínimo três orçamentos diferentes, durante a reunião de condôminos, e decidir de acordo com o melhor custo-benefício oferecido pelas empresas.

Com ética e transparência, fica fácil administrar um condomínio. A participação pontual dos moradores e das equipes que trabalham na convivência diária, dentro de um mesmo local, também ajuda na administração correta e precisa do síndico.