Descubra como reforçar a proteção do seu telhado

Construir uma casa faz parte de algo que exige muito trabalho e muito planejamento.
Se algo der errado no início, durante ou ao final do processo, toda a obra acaba é prejudicada. Portanto, o acabamento também é um dos processos cruciais.

É fundamental que seja contratado um especialista em telhados para a execução dessa etapa final, uma vez que esse cuidado reverterá em vantagens a longo prazo, fato que compensará gastos acima do orçamento planejado.

Caso a obra já tenha sido construída e finalizada, também pode haver a necessidade de realizar um reforço em sua estrutura e, para o mesmo, vale-se buscar de um bom profissional.

Investir na reforma de telhados significa também atribuir uma revalorização à obra em questão.

O telhado é uma das partes encarregadas da proteção do local e é a que fica mais exposta às agressões do clima e das intervenções rotineiras.

Para compensar isso, é necessário que você acione um especialista que dirá qual a melhor maneira de reforçar o seu telhado e como isso deverá ser realizado.

Ele também instruirá sobre qual o melhor tipo de reforço que sua telha precisa, pensando nas questões de calor e iluminação.

Madeiras e impermeabilizantes de boa qualidade também são importantes, para que o telhado obtenha toda a segurança e resistência necessárias.

Existem muitos materiais capazes de impedir a infiltração, os barulhos e as goteiras do telhado, dentre eles estão a telha de aço e o fio de cobre.

Este tipo de adaptação, quando realizada com o material correto, resistirá com eficiência a fatores como a chuva, chuvas de granizo, ventos fortes e até mesmo, movimentação de animais sobre o telhado.

Estes problemas, como o dos ventos fortes, por exemplo, dependendo de sua potência, são capazes, não somente de movimentar, como de arrancar, totalmente, as telhas de uma edificação.

Isso pode acarretar em inundações e perda total de equipamentos em dias de chuva.

Alguns fatores, como a maneira com a qual as telhas foram colocadas, o material com o qual foram feitas, o seu tempo de vida e o número de camadas que foram utilizadas, podem viabilizar as chances de estrago.

Borracha líquida para telhado

Trata-se de uma tecnologia, recentemente usada no Brasil, na qual é utilizado um impermeabilizante moldável que é incapaz de formar emendas.

Este material se constitui por elastômeros que, após serem vulcanizados (processo que modifica a borracha natural através da sua combinação com o enxofre), formam uma membrana que possui alta elasticidade e flexibilidade.

A borracha líquida para telhado apresenta uma capacidade elástica de 650% e memória de recuperação de 90%.

Essas características permitem maior resistência às movimentações causadas nas estruturas das lajes.

Esse aspecto singular do produto o torna superior às outras membranas líquidas, como as que são compostas de resina acrílica.

Além disso, a vida útil do produto dura cerca de 40 anos.

Com ou sem proteção mecânica, a manta líquida pode ser aplicada em ambientes internos ou externos.

Suas formas e âmbitos de aplicação são muito amplos e abrangem lajes, coberturas, piscinas, muretas, entre outros.

No geral, as situações estruturais, de carregamento e de tráfego, definirão se será necessário o uso da proteção mecânica.

As propriedades do local onde será aplicada também ditam qual será o consumo da borracha líquida.

Em telhados, onde esses fatores são inexistentes, aplica-se uma camada menos grossa deste material.

Este tipo de aplicação pode ser realizado com sprays, através de braços mecânicos, ou manualmente, através de pincéis, rolos ou brochas.

Para que grandes áreas sejam impermeabilizadas, é necessário que o aplicador use um EPR (equipamento de proteção respiratória), com vapor orgânico e filtros de partículas.

A borracha líquida ainda não é muito usada no Brasil, mas é popular em países europeus e nos Estados Unidos.

Madeira para telhado

A escolha do tipo certo de madeira para o telhado previne que as vigas possam vir a quebrar, ou criar ripas e caibros.

Evita também o possível envergamento em função da baixa resistência do teto, fato que poderia acarretar em graves acidentes no local, se houvesse a queda de madeiras, por exemplo.

A madeira para telhado, além de servir como base de sustentação às telhas, faz uma grande diferença na estética da construção.

Existem diversos modelos de madeira para telhado disponíveis no mercado, por isso, é necessário verificar qual o mais indicado àquele estilo de construção, levando em consideração os valores e as madeiras que estão disponíveis em cada região.

Além disso, o forro de madeira traz um visual rústico que pode se inovar em conjunto com um conceito mais contemporâneo.

O uso de materiais de madeira no forro é sinônimo de sofisticação e traz uma sensação de conforto ao ambiente.