Como melhorar a área externa de uma residência?

Diversos estudos já apontam que o ar fresco e o contato com a natureza são importantes ferramentas para incrementar o bem-estar de qualquer pessoa.

Por conta disso, muitos ainda sonham em viver em uma casa com um grande jardim, que permita que seus moradores contem com todos os benefícios dele.

A realidade, porém, é outra. Graças ao aumento da insegurança – principalmente nas grandes cidades – e à escassez de terrenos para novos empreendimentos, cada vez mais pessoas vivem em apartamentos.

Nesse caso, ao invés de um quintal, boa parte dos imóveis oferece apenas uma pequena varanda para ser aproveitada como espaço externo.

A boa notícia é que isso não significa que esse cômodo não possa ser aproveitado: basta seguir algumas dicas ao elaborar seu projeto para transformá-lo em uma área agradável e funcional, tanto para moradores quanto para visitantes. Confira algumas dicas para aproveitar sua peça ao máximo a seguir:

  1. Contrate um especialista

Não resta dúvida: a melhor maneira de garantir que a reforma ou decoração de uma área externa será bem-sucedida é contratando uma empresa de paisagismo para se ocupar dele.

Por meio de uma série de procedimentos, será possível fazer com que o ambiente seja, ao mesmo tempo, funcional e esteticamente adequado às preferências de seus donos. Entre as etapas realizadas por profissionais da área, estão:

  • Estudo da situação atual do cômodo;

  • Verificação das preferências dos moradores;

  • Análise e distribuição do orçamento;

  • Indicação de fornecedores confiáveis.

Além disso, a contratação de um especialista faz com que os moradores não tenham que perder o seu tempo se ocupando da coordenação dos trabalhos: esse profissional, com certeza, será qualificado na área de gestão de projetos e obras.

Assim, ele poderá cuidar de tudo, recorrendo a seus clientes apenas na tomada de decisões mais importantes.

  1. Use e abuse das plantas

Também já está comprovado que o contato com as plantas traz diversos benefícios aos seres humanos. Eles são tanto orgânicos, como a queda na pressão arterial, quando psicológicos, tal como no caso do aumento da criatividade.

Como elas precisam de sol, as áreas externas são os locais ideais para plantá-las e aproveitar tudo o que elas têm a oferecer.

No entanto, é preciso ter em mente que a escolha das espécies que estarão presentes em determinado ambiente é mais complexa do que boa parte das pessoas imagina.

Isso pois, além de considerar o aspecto estético, é preciso definir se os moradores terão tempo para fazer jardinagem: em caso negativo, indica-se a opção por plantas e flores que sejam mais independentes e que exigem menos atenção.

Outro fator que também deve ser levado em consideração é o clima da região. Isso pois enquanto determinadas espécies vegetais resistem, sem maiores problemas, a temperaturas mais baixas, outras não sobrevivem a elas, necessitando de mais sol e calor para sobreviverem.

Assim, recomenda-se fazer uma pesquisa extensiva, além de contar com um profissional.

  1. Saiba aproveitar áreas pequenas

Atualmente, a principal tendência do mercado imobiliário é investir em empreendimentos que tenham zonas comuns mais completas, com diversas instalações, mas que têm uma área útil menor.

Consequentemente, os moradores desses locais têm que ser estratégicos ao elaborar a decoração: ela deve ser pensada para que cada centímetro seja valorizado.

As áreas externas não são diferentes: comprar um apartamento com uma varanda ampla, é algo cada vez mais difícil. Por conta disso, é fundamental que seus moradores saibam aproveitar o pequeno espaço que têm; do contrário, o cômodo não ficará aconchegante, muito menos funcional.

A boa notícia é que isso é mais simples do que boa parte das pessoas imagina. Uma das técnicas mais populares para aproveitar cômodos pequenos é aproveitar as paredes: seja instalando estantes, móveis elevados ou um jardim vertical, essa é uma excelente maneira de maximizar o espaço.

  1. Aproveite a iluminação natural

Por último, mas não menos importante, é interessante que os moradores aproveitem a existência de um espaço externo em seu imóvel para incrementar o aproveitamento da luz natural nos cômodos fechados de sua casa.

É possível, por exemplo, instalar uma parede feita com cobogó de cimento para dividir os espaços, mas permitindo a passagem da luz que vem do lado de fora.

Além de um melhor aproveitamento da radiação solar, isso dará uma aparência mais moderna ao ambiente, proporcionando um apelo estético mais atrativo ao local.