Como fazer a manutenção do piso de madeira?

Ter um assoalho de madeira significa, para muitos, obter um piso confortável, bonito e versátil, o que é verdade.

Porém, a verdade é que, este tipo de piso demanda determinada atenção e cuidado em sua manutenção e, se necessário, uma futura restauração.

Desta forma, por meio deste texto, apresentamos formas para manter e restaurar a base de sua casa ou escritório.

Para conservar seu piso de forma correta, é necessário tomar cuidado com dois pontos: a alocação e transporte de móveis e a limpeza em si do piso.

Preserve a qualidade do seu piso de madeira

Primeiramente, para a conservação do piso, é importante saber que ele é um material orgânico, em outras palavras, provindo de materiais naturais que, com o passar do tempo, pode se expandir ou encolher, em razão pelo contato com umidade e outros elementos.

Desta forma, antes de comprar os materiais necessários para a instalação, meça toda a superfície do piso e saiba quanto de piso de madeira preço m2, você terá que investir na aplicação.

Independentemente do tipo de piso, seja ele um piso laminado ou um piso de talas naturais, é importante transportar e alocar os móveis com cuidado, e instalar proteção nos pontos que entraram em contato com o solo, dificultando a danificação do piso.

A partir deste ponto, o cuidado com o piso acontece de acordo com a realizações periódicas de limpeza.

Os pisos e carpetes de madeira, devem ser limpos quinzenalmente com um pano úmido, bem torcido e detergente líquido.

Já a limpeza diária, pode ser realizada pelo uso do aspirador de pó, tomando cuidado para que, a boca do aspirador não toque no revestimento, e uma vassoura, de preferência, com cerdas macias.

Saiba como é executado o reparo

É natural que, após um determinado tempo de uso, o piso de madeira precise de uma restauração. Os processos envolvidos na manutenção do piso de madeira são:

  • Análise técnica: este processo determina o dano que o piso sofreu, com o decorrer do tempo e especifica que tipo de tratamento será necessário, para restaurar a sua estrutura e beleza;
  • Correção ou substituição de peças do piso: o reajuste mínimo é esperado para qualquer assoalho, principalmente após determinado tempo de uso. Porém em certos casos, a peça ou peças não têm condições de serem restauradas, em casos assim, é necessário a substituição completa;
  • Lixar o piso com uma raspadora de tacos: é possível realizar este processo com lixas duras ou finas, porém, ao utilizar uma raspadora, o processo pode ser realizado mais rapidamente e de forma mais confortável;
  • Calefação, ou seja, vedação de espaços entre peças: para proteger melhor o piso de infiltrações e facilitar na limpeza, calefação é primordial para a conservação do piso;
  • Polimento: o brilho da madeira aparece de verdade após este processo;
    Aplicação de acabamento com verniz: em sua parte, age como uma proteção contra elementos externos.

Como estes processos demandam exatidão nas medidas, e cuidado com o manuseio de produtos químicos e equipamentos, é aconselhável que este procedimento seja realizado por profissionais.

Cansado(a) da mesma cor do piso?

Uma das grandes vantagens de se ter um piso de madeira, é sua versatilidade pois, o piso se modifica e escurece com o passar do tempo e, com eventuais reformas, pode vir a se tornar um piso completamente diferente.

Porém há outra alternativa: se a cor do piso não agradar mais o cliente, a possibilidade de realizar o clareamento de tacos de madeira, existe como alternativa ou complemento, uma vez que, este procedimento tem a capacidade de retornar a cor original do piso ou por outro lado, dar ao assoalho de madeira uma nova cor, em diversas tonalidades.

A realização deste processo, acontece normalmente desde a restauração do assoalho sobre os tacos, seguido pela escolha da tonalidade pelo cliente.

O clareamento normalmente é realizado em etapas, com o uso de produtos de forma uniforme e ágil, tudo sempre de acordo com o contratante.

Além disso, é um procedimento de restauração em si, que dá ao piso de madeira uma nova vida, mais bonito e brilhante.

Essa é a grande vantagem e beleza, de se ter um piso nobre desse tipo. É possível restaurar sua beleza ou transformá-lo completamente, por meio de processos simples e ágeis.

O último ponto a ser apresentado, é sobre a necessidade de não esperar pela total danificação do piso, para contratar um serviço de restauração pois, em casos extremos, o piso se encontra em um ponto que impossibilita a restauração da madeira, tornando a troca completa do assoalho a única alternativa.