Casas sustentáveis e suas melhores características

Optar por uma casa sustentável ou também conhecida como casa ecológica, é uma das formas possíveis de respeitar o meio ambiente, tendo como base os princípios da sustentabilidade e garantindo o bem-estar dos moradores.

Uma de suas características é utilizar sistemas elétricos e hidráulicos mais saudáveis como, por exemplo, energia solar, que possibilita a economia e a utilização racional de água e energia, assim, esses sistemas ajudam a evitar o máximo de desperdício.

Outro aspecto é que a casa sustentavel faz uso de madeiras certificadas, ou seja, esse tipo de madeira é de origem legal, não trazendo danos drásticos para natureza que nos cerca.

O projeto desta casa tem o objetivo de privilegiar ao máximo a iluminação natural, ou seja, luz solar, permitindo uma economia de luz elétrica em lâmpadas.

Trata-se de um projeto totalmente voltado para redução dos danos na natureza, assim, essas construções são consideradas saudáveis, pois não poluem o ar nem a água.

Os arquitetos que idealizam o projeto dessas casas sustentáveis, visam aplicar o máximo de materiais de construções recicláveis e reutilizáveis. Esses processos construtivos tem o intuito de evitar o desperdício de materiais de construção e acabamento.

Este processo investe em um sistema térmico, cujo objetivo é a redução do uso do ar condicionado. Uma das soluções recomendadas é implantação de um telhado verde, pois além de aumentar a área vegetal da casa, consegue reduzir o calor interno do imóvel em dias de temperaturas elevadas.

Hoje, pode-se dizer que o investimento em arquitetura vai além do que costumamos imaginar. Para construir uma casa nesse estilo sustentável, é preciso optar por métodos não tradicionais, pois dessa forma poderá conhecer recursos diferenciados.

Caso queira saber mais sobre como fazer uma casa dentro dessas especificações, entre em contato com um arquiteto que tenha conhecimento de projetos como este e tire suas dúvidas.

Conheça 4 materiais sustentáveis aplicáveis na construção civil

Qualquer obra pode gerar impactos ao meio ambiente, isso desde o momento da produção dos materiais até o descarte dos rejeitos da obra. Por isso, alguns engenheiros e técnicos em arquitetura buscam melhores maneiras de edificar, sem perder o charme e a praticidade.

Aderir materiais sustentaveis faz do projeto algo inovador e, ao mesmo tempo, econômico, pois faz-se uso de recursos naturais, melhorando a qualidade de vida dos moradores de forma significativa.

Entre os materiais mais solicitados, pode-se citar:

  • Concreto reciclado;
  • Materiais biodegradáveis;
  • 3 Lâmpadas de LED;
  • Tijolos ecológicos;

O concreto reciclado é um material fresco ou endurecido, alguns aparelhos são adequados para fazer a reciclagem dos componentes, dessa forma, outros materiais que iriam para o lixo direto (telhas e tijolos) são reutilizados na mistura.

O objetivo do concreto reciclável é usar os resíduos da própria obra e, dessa forma, substituir de maneira parcial ou totalmente os materiais de fontes naturais.

Existem indústrias que procurar criar versões ecológicas, investindo em tintas fabricadas de materiais biodegradáveis, das quais são feitas a partir de pigmentos naturais minerais e proteína de leite. Vernizes e solventes a base de óleos vegetais também são opções sustentáveis e menos agressivos à saúde.

As lâmpadas de LED (Inglês – Light Emitting Diode ou Português – Diodo Emissor de Luz) duram cerca de 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e 4 vezes mais do que as fluorescentes de acordo com o Inmetro, sendo mais econômicas se comparadas com outros modelos.

O tijolo ecológico é fabricado por misturas: composto de areia, resíduos de construção ou areia, água e cimento. Tem a vantagem de criar trava por meio dos furos e encaixes estratégicos, reduzindo o uso de argamassa. Trata-se de um excelente isolante acústico e térmico, sendo mais resistente.

Existem outros tipos de materiais sustentáveis que podem ser aplicados em qualquer construção civil, consulte um profissional para conhecer mais detalhes sobre os produtos.

Veja outras dicas para tornar o ambiente mais sustentável

Na construção de um imóvel sustentável pode se optar em colocar em pias, vasos sanitários e torneiras modernas alguns recursos tecnológicos presentes nos reguladores e temporizadores, resultando assim na economia de água.

Outra prática é usar painéis solares, pois eles, além de aquecer a água, também converte a radiação solar em energia térmica, assim, gerando energia para o próprio sistema elétrico.

Em relação a madeira, é preciso levar em consideração o procedimento de extração, degradação e seus impactos, buscando alternativas ou maneiras melhores de usá-la.

Recomenda-se procurar fornecedores que tenham certificação e que consigam comprovar a origem do material, além de estar dentro dos critérios de produção sustentável.