Bairros

Bairros planejados e outros pontos

Quando falamos nas cidades nos vem a mente grandes prédios e grandes espaços com ruas movimentadas e uma grande circulação de pessoas. Entretanto, as cidades não envolvem apenas as grandes, mas também as pequenas e médias.

E quando olhamos para algumas em expansão vemos a necessidade em certos lugares de uma reabilitação urbana com foco em áreas centrais e também nas periféricas.

Uma forma de planejamento urbano que vem chamando a atenção e que foi cooptado em sua maioria pelo mercado imobiliário é o dos bairros planejados.

Esses bairros tem o intuito de serem construídos para atenderem as demandas dos moradores de modo a unir lazer, moradia e trabalho em um mesmo ambiente.

Na maioria das vezes o conceito de bairro planejado é vendido como um loteamento, porém, caso esse aspecto não seja organizado, pode ocorrer apenas o uso de materiais de construção de forma desproporcional gerando uma ocupação desordenada das áreas urbanas prejudicando a estrutura das cidades.

Neste artigo abordaremos sobre os bairros planejados, suas necessidades e suas vantagens.

Entendendo o bairro planejado

Para entender o conceito de bairro planejado é necessário pensar além de lotes com moradias. Antes de tudo, este conceito consiste em um projeto de intervenção urbana, que são desenvolvidos em áreas de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados.

Neste espaço são construídas estruturas que atendem diversas demandas como:

  • Educação;
  • Saúde;
  • Trabalho;
  • Moradia;
  • Coleta com disk entulho.

Todas essas demandas além do mais devem atender todas as faixas de renda da população. Os bairros planejados tem como foco a promoção de uma boa qualidade de vida, para que as questões sejam resolvidas e que a cidade ganhe novo fôlego e também novos pontos centrais.

Esse tipo de intervenção urbana ajuda a criar uma nova lógica de cidade, alterando a forma como as pessoas se deslocam e permitindo que as pessoas possam usufruir ainda mais da cidade, e claro, com a sensação de segurança por ter acesso as demandas mais necessárias como o saneamento básico.

O governo e os bairros planejados

Para que seja bem desenvolvido e também bem executado é imprescindível que o bairro planejado trabalhe com o poder público.

O empreendimento não somente atua como transformador do espaço urbano, mas também permite resolver demandas imobiliárias, criando novos eixos de desenvolvimento e novas centralidades.

Isso porque em um só lugar haverá sistemas de trânsito com lombada de borracha reciclada, áreas comerciais e empresariais e o mais importante, espaços de convivência que diminuem a necessidade de deslocamento diário até um centro consolidado, o que ajuda na melhoria da vida das pessoas de toda a cidade.

Deste modo, os bairros acabam se tornando um polo gerador de empregos, impactando diversas partes da região e ajudando a prefeitura a ter um bom desempenho.

O governo ajudará na instalação de uma infraestrutura básica em áreas mais comuns, e portanto, é preciso se adequar ao plano diretor a essa nova realidade.

As vantagens de um bairro planejado

Existem inúmeras vantagens de se morar em um bairro planejado e trataremos sobre alguns desses benefícios nos tópicos abaixo e com mais detalhes.

A primeira vantagem em um bairro planejado é a localização. Eles são pensados para ter uma localização mais próxima de áreas verdes e também com um fácil acesso aos centros antigos.

Além disso, dentro dos bairros planejados muitas opções vão surgindo para que o morador se desloque cada vez menos para o centro.

A localização desses bairros também garantem uma maior mobilidade urbana, permitindo o uso de outros modais de transporte como as ciclovias, as coopervias e o acesso para os pedestres, tudo feito com auxílio de um bom planejamento e máquinas como o compactador de solo weber.

A segunda vantagem é o posicionamento dos prédios. Nesses bairros suas posições são pré-definidas, permitindo melhor uso da luz natural e também garantia da privacidade dos moradores. Assim, altura, espaço entre blocos por exemplo são pré-definidos.

Por fim podemos falar em sustentabilidade. Um bairro planejado é pensado para que haja o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Assim, há uma otimização dos usos de água e energia equilibrando modernidade e aspectos naturais.

Podemos compreender, portanto, que os bairros planejados são uma ótima maneira de intervir nas cidades, construindo um aspecto novo, qualificado e necessário para um melhor aproveitamento desse ambiente.