Armazenamento de água e diferentes tipos de tanques

A armazenagem de água é um processo fundamental para a construção civil, já que nos canteiros de obras esse é um dos elementos indispensáveis para a realização de diversos tipos de trabalho.

Mas não somente na construção civil é importante realizar o armazenamento. Em áreas agrícolas isso também se verifica, pois a estocagem de água é necessária para as etapas essenciais de plantios e colheitas.

Em residências também ocorre o armazenamento de água, em reservatórios específicos que, muitas vezes, são instalados na parte superior de um imóvel, em lajes ou sobre os telhados. Esses reservatórios são conhecidos como caixa de agua – ou simplesmente caixa d’água.

É importante conhecer alguns tipos de reservatórios de água, além do seu uso e dos materiais utilizados para fabricação.

Tipos de reservatório de água

Os tanques ou reservatórios de água são fabricados com diferentes tipos de materiais. Separamos os mais comuns em uma lista a seguir. Confira:

  • Polietileno;
  • Concreto;
  • Metal;
  • Fibra de vidro.

O polietileno é o material mais popular para uso em caixa d’água urbana. Esses tanques são de uso adequados tanto para o solo quanto para áreas subterrâneas.

São, geralmente, fabricados em uma peça de maior resistência e possuem uma ampla variedade de tamanhos, que vão desde algumas centenas de litros até mais de 50.000 litros, podendo ser moldados em qualquer formato.

Os grandes fabricantes produzem tanques de cores e capacidades variadas, com acabamentos simples ou diferenciados. Além disso, é possível adquirir alguns acessórios para a instalação em residências.

Normalmente, os reservatórios de concreto são usados em locais subterrâneos e mas também acima do solo. Esses tanques podem exceder um milhão de litros de capacidade.

Além disso, são reservatórios que possuem maior vida útil, mas podem sofrer rachaduras se colocados em locais com solo argiloso.

As caixas de concreto instaladas acima do solo têm a vantagem de manter a água mais fresca e, como a luz não consegue penetrar, são menos propensas ao crescimento de algas e o desenvolvimento de limo.

Para saber sobre uma caixa d água de concreto preço é necessário possuir os tipos de características e a capacidade que a caixa precisa fornecer.

Os reservatórios metálicos são feitos de uma grande variedade de metais, desde o tradicional aço galvanizado até os tipos de aço tratado, tal como o zinco.

Também é possível encontrar tanques de aço inoxidável, que possuem preços elevados. Alguns tanques têm aplicação de produtos específicos para evitar a ferrugem e garantir sua durabilidade.

Os reservatórios de metal geralmente são instalados em superfícies abertas e seu tamanho pode comportar cerca de 700.000 litros. Esses são os modelos mais escolhidos para fábricas, podendo ser chamados de caixa d água industrial.

Os tanques de fibra de vidro são bastante resistentes, duráveis ​​e capazes de resistir a altíssimas temperaturas. No entanto, sua popularidade sofreu queda após o lançamento de tanques de polietileno, que são mais baratos.

Eles são usados, ​​principalmente, para aplicações acima do solo. As capacidades são várias, podendo comportar cerca de 110.000 litros.

Outros tipos de tanques

Em crises hídricas que atingiram algumas cidades e regiões do país, houve incentivo para instalação de tanques ou de reservatórios.

De modo a colher a água da chuva e para que a utilização desse conteúdo fosse aplicada em limpezas de cômodos e de áreas externas ou para lavagem de objetos.

Algumas empresas do segmento desenvolveram projetos especiais personalizados, criando vários modelos de reservatorio de água para residências ou também para edifícios, aproveitando os espaços disponíveis no local.

É muito comum encontrar nas fachadas de condomínio o uso de plaquinhas que indicam reuso de água da chuva para lavagem de áreas comuns.

Para áreas rurais, uma das opções de armazenagem de água é a carreta tanque agrícola, que pode ser fabricada em metal e possui capacidade de cerca de 6.000 litros.

Esse reservatório é abastecido e conduzido até o local de destino, acoplado a diferentes tipos de veículos, já que possui eixos que permitem sua rodagem em estradas e rodovias.

Também é utilizado no combate a incêndios, dada a facilidade de locomoção. Além de água, transportam outros tipos de líquidos, tal como o óleo diesel.

O uso do reservatório mais apropriado para um determinado local deve ser indicado por um profissional qualificado, que analisa as necessidades da área e as possibilidades de instalação, garantindo que o abastecimento ocorra de forma adequada.