acessibilidade

Acessibilidade residencial: tudo que você precisa saber

As instalações urbanas foram feitas pensando no deslocamento de pessoas a pé, de moto ou de carro, mas, muitas vezes, as pessoas que não se locomovem destas maneiras não encontram seu espaço. A acessibilidade para cadeirantes é um tema extremamente necessário de ser discutido na sociedade.

Muitos detalhes simples, como a instalação de rampas em uma parte da guia da calçada podem ser bastante úteis e não requerem grandes esforços e custos no orçamento.

Quando se trata dessa questão no âmbito da acessibilidade residencial, as complicações são um pouco maiores.

Mas, de qualquer jeito, elas têm que ser feitas para garantir que o cadeirante possa se sentir bem-vindo em sua própria casa.

A locomoção

Antes de entrar em detalhes sobre as adaptações residenciais que são necessárias para garantir o conforto e a acessibilidade do cadeirante em seu próprio lar, entenda que o meio de locomoção é bastante importante também.

A cadeira de rodas manual, que precisa que alguém a empurre, ou que o cadeirante a movimente usando suas mãos para girar as rodas, são muito utilizadas em situações temporárias. Elas também são a alternativa de quem não tem condições de comprar uma motorizada.

Elas podem ser usadas por pessoas que não têm nenhum tipo de deficiência na parte superior do corpo, ou por quem não tem nenhuma força nos braços, já que ela só consegue ser movimentada através da força humana.

Este modelo de cadeira de rodas manual ainda tem duas subdivisões: a ativa e a padrão. A primeira conta com suportes para personalização, de forma que é possível adequar alguns detalhes para quem a usa.

Já a padrão foi feita para quem necessariamente precisa de um cuidador, pois não consegue se movimentar sozinho.

Se é um caso permanente, que implica em um cadeirante não poder mais se levantar, o investimento em uma cadeira de rodas motorizada pode ser bastante vantajoso a longo prazo.

Esse modelo dá autonomia ao cadeirante, sendo que ele consegue se deslocar sem a ajuda de outras pessoas e sem grandes esforços. Outras vantagens são:

  • É mais compacto;
  • Consegue ser transportado em veículos não adaptados;
  • Tem estabilizador de tronco;
  • Oferece encostos anatômicos;
  • Possui vários recursos motorizados.

O que fazer dentro de casa?

A primeira coisa que deve ser feita em todo o ambiente residencial é a instalação de rampas nos pequenos degraus que você tem em casa.

Você pode nem perceber, mas eles existem. Eles podem estar no portão de entrada, no acesso entre a garagem e a porta principal, na ida ao quintal, etc.

Verifique todos os pontos de acesso entre um cômodo e outro, e, mesmo que seja uma elevação mínima, transformá-la em rampa pode fazer uma grande diferença para quem se movimenta em uma cadeira de rodas.

Se você mora em uma casa com mais de um andar, a instalação de um elevador residencial pode ser uma boa maneira de evitar esforços, uma vez que o cadeirante não precisará de ajuda para ir ao andar de cima.

Esse é um planejamento que deve ser muito bem feito, pois não é um procedimento simples. Você precisa contratar um profissional capacitado para esta atividade.

A instalação de elevadores residenciais depende da aprovação de seu projeto por um arquiteto, pois só ele poderá dizer se a sua casa tem estrutura para isso.

Ele funciona com uma plataforma elevatória que, ligada a cabos e a uma estrutura segura de deslize motorizada, consegue, de forma segura, garantir o deslocamento para cima e para baixo sem grandes problemas.

A tecnologia não é muito diferente da encontrada em elevadores de edifícios, porém ela é adaptada para uma escala menor, sendo que ela também suporta um peso e uma quantidade de pessoas menores.

A manutenção deve ser feita periodicamente por uma empresa autorizada. Não cuidar deste detalhe pode prejudicar quem utiliza o serviço.

Mesmo que a manutenção esteja em dia, é importante procurar um profissional caso o elevador comece a apresentar pequenas falhas, como travar no meio do seu trajeto ou a porta ficar emperrada.

Para encontrar empresas e valores que fazem esse tipo de trabalho basta procurar no por manutenção de elevadores atlas schindler.

Além de ser importante ressaltar que é preciso fazer uma busca qualificada e minuciosa, com o objetivo de obter todas informações necessárias sobre a empresa, seus colaboradores e equipamentos utilizados.