construção

A geologia na área da construção

Antes de começar o processo de construção, algumas ações são muito importantes e responsáveis por viabilizar ou inviabilizar o processo de construção do empreendimento, para isso uma área da geologia é muito utilizada.

Isso porque, antes de realizar o projeto é necessário que seja desenvolvido um estudo no terreno ou solo que se pretende realizar a construção, a fim de verificar as suas características e analisar se a construção é viável ou não nessa região.

Aplicando os estudos desenvolvidos pela topografia que tem como intuito estudar todos os tipos de solos ou acidentes geográfico a fim de definir suas características e situações dentro do espaço geográfico que foi formada.

Sendo um processo obrigatório antes da construção de qualquer empreendimento, independentemente de seu tamanho ou dimensão.

O estudo do solo é essencial para garantir que a edificação será realizada de forma segura e respeitando os limites e singularidades do espaço e meio que foi elaborada.

Além disso, também é uma maneira de evitar acidentes que resultem em danos irreversíveis tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

Sondagem na construção

Um dos estudos que é produzido pelas empresas para verificar o solo que se pretende realizar a obra é conhecido como sondagem e consiste em aplicações de técnicas para o desenvolvimento de estudos e analises do solo. Esse estudo fornece:

  • Espessura e dimensão das camadas do solo;
  • Existência ou não de água e seu nível;
  • Profundidade da camada rochosa;
  • Características diversas do solo.

Essas características podem ser de resistência ao cisalhamento, permeabilidade e compressibilidade do solo. A técnica permite ser desenvolvida e aplicada de três forma sendo elas descritas abaixo.

Sondagem a percussão

Esse modelo é mais comum e realizado com frequência em todos os solos. A sua utilização se faz necessária para identificar as características e qualidades do solo.

Por meio do seu estudo é possível mapear o solo e verificar as suas características e qualidades a fim de definir qual o melhor modelo de fundação a ser desenvolvido.

Esse modelo permite a análise da resistência do solo, o nível de água encontrado na perfuração e demais características inerentes ao terreno.

Sondagem Rotativa

Esse modelo é mais complexo e permite que o estudo seja realizado em solos mais rochosos retirando amostras para estudos e pesquisas.

Após o levantamento do relatório, o resultado é apresentado aos responsáveis, esse relatório consiste além dos resultados adquiridos, a planta do local indicando os pontos que foram perfurados.

Os perfis geológicos com as suas devidas interpretações e demais informações que são relevantes e necessárias ao desenvolvimento do projeto.

Sondagem mista

Além dos modelos citados acima, há também a sondagem mista que une os dois modelos acima, sendo que um tipo é realizado no solo que não contem rochas, a sondagem por percussão e na parte das rochas a sondagem rotativa.

Dessa forma é viável a analise completa de todas as suas qualidades e peculiaridades.

Levantamento Topográfico

Além das sondagens, é possível realizar outro estudo responsável por mapear e gerar dados como plantas, perfis e representações gráficas.

Para sua execução é preciso desenvolver um conjunto de procedimentos e processos, os levantamentos topográficos podem ser desenvolvidos de três formas diferentes.

Planimétrico na construção

Esse levantamento também chamado de planimetria se caracteriza pelas projeções horizontais que definem as áreas pesquisadas, sendo mais aplicada para delimitar os limites do terreno.

Altimétrico na construção

Esse segundo modelo de levantamento consiste nas definir e delimitar as alturas atingidas pelo terreno estudado, ou seja, por meio dessa análise é possível verificar os relevos que há em um determinado local, sendo uma informação muito importante ao desenvolvimento do projeto.

Planialtimétrico na construção

O levantamento planialtimétrico topografia consiste na união dos dois levantamentos acima, permitindo que as operações sejam realizadas a fim de identificar tanto os seus limites quanto seus relevos.

Sendo um modelo mais aplicado quando é necessário ter muitos detalhes sobre o terreno.

Assim, ao identificar e conhecer todos os estudos e processos que precisam ser executados antes de iniciar o projeto de obra é possível quantificar quanto tempo e dinheiro precisará ser aplicado para o seu desenvolvimento.

Para definir quais são os melhores modelos tanto de sondagens quanto de levantamento planialtimétrico preço ou os mais simples vai depender da finalidade e aplicações desses resultados.

Bem como do profissional contratado para orientar e acompanhar o desenvolvimentos dos estudos.