5 objetos que podem fazer toda diferença na sua casa

Casas modernas com tecnologias que facilitam sua vida, hoje em dia não é mais utopia de um filme do Steven Spielberg , é uma realidade em muitas residências.

Diversos equipamentos e tecnologias podem ser usados em sua casa para facilitar seu dia a dia e agilizar tarefas desgastantes.

Nos tópicos abaixo vamos exemplificar algumas das novas tecnologias, e outras não tão novas assim, que podem transformar seu ambiente residencial, e além de proporcionar um ambiente mais minimalista e moderno também podem lhe auxiliar em diversas tarefas.

Automação residencial:

Um conceito muito difundido a partir dos anos 2000 é a automação residencial, antigamente uma tecnologia restrita a uma pequena parcela privilegiada da população.

Porém com o aumento da tecnologia e soluções de baixo custo, é possível criar um ambiente prático e confortável pagando pouco por isso.

A automação consiste na aplicação de sistemas de controle para diversas funções encontradas no ambiente residencial buscando sempre a praticidade e simplicidade em seus comandos.

Entre as principais funções da automação residencial estão:

Iluminação – Utilização de sensores automáticos para acionamento e dimmer para controle de iluminação, é o bom gosto combinado com economia.

Sonorização – Caixas de som estrategicamente posicionadas nos ambientes proporcionando sonorização independente para cada cômodo.

Home Theater – Sincronização e integração de todos os sistemas de áudio e vídeo (DVD, TV, CD PLAYER etc.). Essa integração permite que o usuário ligue todos os equipamentos necessários para assistir algo com apenar um toque.

Climatização – Funções sincronizadas para ligar e desligar o ar condicionado em horários específicos e manter a temperatura ambiente adequada.

E podemos citar outras aplicações da automação como: controle de jardim, abertura de portões, toldo retrátil etc., com criatividade e uma boa empresa é possível automatizar todos os lugares e funções da casa.

Braço Articulado:

Pode parecer um artigo futurista e com pouca utilidade domestica, mas é aí que você se engana. Normalmente os braços articulados são utilizados em diversos setores industriais, para carregamento de carga e montagem de produtos, garantindo maior conforto e mínimo esforço por parte do montador.

O uso residencial do braço articulado, claramente, não se aplica nesses conceitos industriais e, geralmente, também não requer tanta estrutura e resistência, pois seu uso é mais restrito e cuidadoso.

Os braços articulados podem ser utilizados para construção de luminárias para escritórios, que devido à sua flexibilidade, podem iluminar o ambiente em diversos pontos. Outra utilização criativa é a de pedestal de microfone, muito utilizados em estúdios caseiros de gravação e música.

Varal Articulado:

Mantendo a flexibilidade dos braços articulados e a facilidade de utilização tem o varal articulado, ideal para casas com pouco espaço na área de serviço e dificuldade para secar roupas.

O varal pode ser fechado quando estiver sem uso e aberto a qualquer momento para pendurar as roupas recém-lavadas, o varal articulado possui sempre um ponto fixo na parede e ali se mantém, se retraindo ou esticando.

Para casas sem espaço, outra opção são os varais dobráveis e móveis, com ele você pode secar a roupa em qualquer lugar sem necessidade de um ponto fixo.

Agora, alguns produtos curiosos que poucas pessoas têm em casa e também são de grande valia no dia a dia ou na produção de itens especiais para amigos e convidados.

Gravação a laser em metal:

A gravação a laser em metal consiste na aplicação de um raio laser com potencia variável que pode ser aplicado em diversos materiais, por exemplo, o metal.

O laser aplica sua marca através da retirada da camada superficial da matéria aplicada, esse desgaste controlado proporciona uma marca eterna no produto, personalizando-o para sempre.

Podemos utilizar essa técnica para diversas funções, desde gravar o nome em uma peça para presente, até desenhos em chapas metálicas se você tiver uma mão bem treinada.

Com uma pequena máquina, que custa em média R$150,00, você pode fazer coisas incríveis e personalizar produtos que antes pareciam sem graça ou sem valor pessoal.

Fragmentadora de papel:

Aparelho que era muito usado em escritórios dos anos 90 e que agora podem ser bem uteis em residências, apesar da queda do consumo de papel nos últimos anos, muitas famílias ainda possuem diversas contas e documentos antigos que não devem ser jogados diretamente no lixo.

Além disso, muitas residências ainda consomem muitos papéis, por exemplo, professores e suas pilhas intermináveis de provas, já corrigidas.

Jogar todo esse material diretamente no lixo, além de ocupar muito espaço, também pode ser perigoso por conter informações confidenciais, para se livrar desse problema sem dor de cabeça a fragmentadora de papel de papel é a melhor opção, garantindo a fragmentação de documentos e papéis em geral, economizando espaço e garantindo segurança.